Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/08/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

Comitê Gestor de Crise debate o estabelecimento de nova etapa na retomada das atividades presenciais no TRF1

INSTITUCIONAL: Comitê Gestor de Crise debate o estabelecimento de nova etapa na retomada das atividades presenciais no TRF1

Para debater sobre a situação atual da pandemia do coronavírus no país e os reflexos causados por ela no funcionamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, membros do Comitê Gestor de Crise do TRF1 (CGC) se reuniram nessa terça-feira, dia 24 de agosto

O estabelecimento de nova etapa para a retomada das atividades presenciais, denominada Etapa Avançada 1, com a possibilidade de aumento gradual do percentual de trabalho presencial para até 50% da força de trabalho, foi um dos assuntos mais discutidos no encontro, realizado por meio da ferramenta Teams.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do Comitê, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, que, ao abrir o evento, passou a palavra à chefe da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa), a médica Ana Alice Siqueira Santos Carvalho.

Falando sobre o quadro atual da pandemia no país, a servidora destacou que a situação, de modo geral, está estável. “Em todos os estados a taxa de ocupação dos leitos de UTI diminuiu bastante. A vacinação de primeira dose está acima de 60%, chegando a 70% em alguns estados. Já a vacinação de segunda dose está por volta de 30%. Na maioria dos estados, a vacinação se aproxima da faixa etária de 18 anos”, informou Ana Alice.

Segundo a médica, um ponto deve ser levado em consideração nas deliberações do Comitê: a cepa Delta, considerada por especialistas como uma variante da doença muito mais transmissível que as demais. Outra observação feita por Ana Alice foi o aumento do número de casos diagnosticados entre servidores(as) do TRF1, atingindo, até o momento e somente no mês de agosto, 14 funcionários(as). De acordo com a diretora da Diasa, a média mensal de casos detectados girava em torno de 3 a 4 nos outros meses.

Já na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), a situação observada pelo diretor do foro, juiz federal Marcelo Albernaz, é diferente. “No mês de agosto, aqui na SJDF, nós percebemos uma redução do número de casos. Notificados até o momento, temos apenas dois casos de servidores com a doença”.

Sobre o estabelecimento de uma nova etapa para a retomada das atividades presenciais, a Etapa Avançada 1, com a possibilidade de aumento gradual do percentual de trabalho presencial para até 50% da força de trabalho, a diretora da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça de Araújo Vieira, entende que o Tribunal deve avançar nesse sentido, respeitando as exceções previstas em normativos e mantendo-se o distanciamento, o uso de máscara e as demais medidas de segurança sanitárias já estabelecidas.

Para o desembargador federal Marcos Augusto, “nós temos informações que nos recomendam ainda uma cautela, mas também, por outro lado, a segurança suficiente para permitir que possa ser feito um avanço de forma pontual naquelas atividades que demandem um número maior de pessoas no trabalho presencial. Essa é uma avaliação mais focada na realidade do Tribunal, ainda temos que escutar os diretores de foro”, avaliou.

Ao fim da reunião, o presidente do Comitê enalteceu o trabalho realizado pelos membros do grupo e destacou que o momento ainda é de atenção, pois a retomada dos trabalhos presenciais deve acontecer de forma gradual e, principalmente, com segurança. “Estamos tentando fazer o melhor para as pessoas e para o Tribunal”, concluiu o magistrado.

Outra reunião remota deve ser realizada na próxima semana, com a participação do presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes; dos diretores de foro das 14 seccionais da 1ª Região e dos membros do Comitê Gestor de Crise para, entre os diversos assuntos, avaliar a situação de cada seccional e das subseções judiciárias vinculadas com relação à pandemia, a fim de que sejam ajustadas as fases de enquadramento de cada unidade da 1ª Região, como também avaliar a possibilidade de estabelecimento de nova etapa para a retomada das atividades presenciais.

Além dos já citados, também participaram do encontro: o secretário-geral da Presidência, juiz federal Cleberson José Rocha; o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), Newton Pereira Ramos Neto; a diretora-geral da Secretaria (Diges) em exercício, Estela Maria Barbosa; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lucio Melre da Silva; a diretora da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGa), Maria Cristina Turnes; a diretora da Secretaria do Bem-Estar Social (Secbe), Ionice de Paula Ribeiro; a diretora da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), Mônica Silva da Cunha; a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Morais; a assessora da Secge, Sandra Maria Alves Borges Costa, e a secretária do Comitê, Mara Lúcia Martins Araújo.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações