A Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) colocou à disposição dos cidadãos uma Assistente Virtual (AV) para agilizar o atendimento a demandas relativas às matérias de sua competência e, assim, melhorar a experiência do usuário em relação a assuntos de seu interesse na Justiça Federal.
A ferramenta foi idealizada pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger/TRF1) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 (Secin), por meio da Divisão de Apoio ao Usuário (Diatu) em parceria com a SJDF.
Em funcionamento desde o dia 12 de agosto, o chatbot ou bot de conversa funciona como um “bate-papo”, em que são respondidas as questões mais frequentes do jurisdicionado de maneira automatizada, relativas aos processos em andamento, pedidos de prioridade, distribuição, certidões, desarquivamento, custas, protocolos, precatório e RPV, PJe, e-Proc, carga de processos físicos, consulta processual, Juizados Especiais Federais (JEFs), Seção de Atendimento, entre outros.
Além disso, o usuário também pode consultar informações sobre o Plantão Judicial, endereço dos postos de atendimento do Na Hora, contatos das varas federais e unidades administrativas, Diário da Justiça, Central de Mandados, Execução Fiscal e Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc).
Para utilizar a AV da SJDF, basta acessar o portal da Seccional e clicar no ícone “Assistente Virtual de Atendimento ao Público”, localizado à direita da página no menu de Serviços.
Com essa iniciativa, o Tribunal busca o aprimoramento das atividades do órgão com a difusão da cultura da inovação, modernizando o atendimento e incrementando a prestação jurisdicional.
Sugestões sobre a Assistente Virtual podem ser enviadas para o e-mail: nucju.df@trf1.jus.br.
RF
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região