Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/08/2021 08:20 - INSTITUCIONAL

Projeto da SJMT destina celulares apreendidos para inclusão digital de estudantes da rede pública de ensino

Crédito: AjufeINSTITUCIONAL: Projeto da SJMT destina celulares apreendidos para inclusão digital de estudantes da rede pública de ensino

Inspirado em uma proposta do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Justiça Federal em Mato Grosso idealizou o projeto “Alunos Conectados”, que pretende reutilizar celulares, tablets e computadores apreendidos na prática de crimes e destiná-los a estudantes da rede pública de ensino, promovendo inclusão digital.

Desenvolvida pela juíza federal Ana Lya Ferraz, da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT), a ação visa auxiliar os jovens nas atividades de ensino remoto, estabelecido em razão das medidas adotadas no estado para evitar a disseminação de Covid-19.

A intenção é arrecadar aparelhos que seriam objeto de perda ou de destruição e fazer com que atendam aos alunos da cidade de Cáceres/MT. O processo de reutilização dos equipamentos inclui a restauração deles, apagando definitivamente os dados de usuários passados.

“Não haverá dispêndio de recursos, apenas o trabalho de separação dos celulares, teste de funcionamento, formatação e identificação dos carregadores necessários que será feito pelo Poder Judiciário com o auxílio direto das autoridades policiais e fazendárias que aderirem ao projeto, uma vez que os celulares apreendidos estão sob custódia destes órgãos. Além disso, a prefeitura se comprometeu a custear os chips com os dados”, explica a juíza federal Ana Lya.

Para incentivar os estudantes, a seleção dos que vão receber a doação dos equipamentos é feita por meio da análise de desempenho escolar e de vulnerabilidade econômica.

Saiba mais sobre o projeto no¿portal da SJMT.¿

AB/LS, com informações da Ajufe.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações