Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/08/2021 09:15 - INSTITUCIONAL

TRF1 celebra acordo de cooperação técnica para coleta permanente de resíduos eletroeletrônicos

INSTITUCIONAL: TRF1 celebra acordo de cooperação técnica para coleta permanente de resíduos eletroeletrônicos

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) celebrou o Acordo de Cooperação Técnica 4/2021 com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, Programa Reciclotech, para realizar a coleta de resíduos eletroeletrônicos na Corte. O extrato do Acordo foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de agosto, terça-feira, e prevê a implantação de um posto de coleta permanente nas dependências da Corte.

Nos termos da parceria, está estabelecida a busca de soluções para coleta, tratamento e destinação correta de pilhas e baterias; a sensibilização da comunidade interna sobre a importância da destinação adequada deste tipo de material; a promoção do intercâmbio de experiências, informações, pesquisas, tecnologias e soluções de sustentabilidade ambiental.

Promovida pelo Grupo Executivo I (GE1), Gestão de Resíduos e uso racional de insumos, da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal, a ação consta do Plano de Ação Socioambiental 2021/2022 do PLS da Corte como “Implementar coleta de resíduos eletrônicos permanente”, além de fazer parte da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região 2021-2026, aprovada em março deste ano, pela Resolução Presi 10/2021.

Para Carlos Roberto de Jesus Domingues, supervisor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão do TRF1 (Seamb) e secretário da CGPLS, “agora nós passaremos a ter coleta de resíduos eletroeletrônicos durante todo o ano e não somente no período de campanha. Assim, tanto o corpo funcional do TRF1 e o público externo poderão fazer o descarte correto desse material”, explicou.

De acordo com o supervisor da Seamb, a destinação correta de resíduos é uma ação coletiva, que ultrapassa os limites do Tribunal. Nesse sentido, todo resíduo eletrônico recebido, seja o gerado no Tribunal ou fora dele, encaminhado por seu público interno ou externo, que aqui circule, será bem-vindo a contribuir para a redução do impacto ambiental, aumento do impacto social e conscientização para o tema sustentabilidade.

Impacto Social - O Reciclotech é um Programa do Governo do Distrito Federal (DF) que alinha capacitação profissional de jovens, recondicionamento de lixo eletrônico, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, em parceria com a FAP/DF e a OSC Programando o Futuro e composto de ações para capacitação profissional de jovens, recondicionamento de lixo eletrônico, doação de equipamentos para a população de baixa renda, palestras e atividades sobre educação ambiental e preservação do meio ambiente.

O Reciclotech prevê ações de coleta em todo o DF. Um dos pilares do Programa é a possibilidade do descarte correto de resíduos eletrônicos, gerando matéria-prima para o recondicionamento e produção de novas máquinas, em boas condições de uso, que serão destinadas às pessoas que não podem comprar um equipamento novo.

Dia Mundial Sem Consumo - Em novembro do ano passado, o TRF1 realizou uma ação semelhante em parceria com o Programa Reciclotech, em celebração do Dia Mundial Sem Consumo, comemorado no dia 27. Em dois dias de ação no sistema drive thru, foram coletadas sete toneladas de materiais eletroeletrônicos, que tiveram a destinação correta e passaram por processos de reciclagem.

Diante do sucesso dessa campanha, a OSC Programando o Futuro manifestou interesse em manter um posto de coleta permanente nas dependências do TRF1, o que deu origem ao Acordo de Cooperação Técnica 4/2021.

O posto de coleta já estará disponível no TRF1 a partir deste mês e segundo Carlos Domingues, à medida que se der o retorno ao trabalho presencial, a CGPLS avaliará a necessidade da instalação de outros pontos de coleta nas dependências da Corte.

RF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações