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09/08/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no DF lança assistente virtual para agilizar atendimento ao cidadão

INSTITUCIONAL: Justiça Federal no DF lança assistente virtual para agilizar atendimento ao cidadão

A partir do dia 12 de agosto, a Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) coloca à disposição do cidadão mais um serviço para dar celeridade ao atendimento de demandas: uma assistente virtual - chatbot ou bot de conversa -, que responderá às perguntas mais frequentes do jurisdicionado de maneira automatizada e às demandas simples e repetitivas que chegam diariamente à SJDF.

O projeto encontra-se em fase de testes e pretende agilizar o tempo de atendimento e melhorar a experiência do usuário em relação a assuntos de seu interesse na Justiça Federal no DF.

A assistente virtual atuará como intermediária entre o usuário e o serviço web e possibilitará um “bate-papo” para obter informações rapidamente, iniciar fluxos de trabalho ou qualquer outra atividade que o serviço web possa realizar.

Questionamentos relacionados aos processos em andamento, como pedidos de prioridade, distribuição, certidões, desarquivamento, custas, protocolos, precatório e RPV, PJe, e-Proc, carga de processos físicos, consulta processual, Juizados Especiais Federais, Seção de Atendimentos são alguns dos serviços que estarão disponíveis no banco de dados da SJDF.

Além disso, o usuário também poderá consultar informações sobre o Plantão Judicial, endereço dos postos de atendimentos do Na Hora, contatos das varas federais e unidades administrativas, Diário da Justiça, Central de Mandados, Execução Fiscal e Centro Judiciário de Conciliação (CEJ).

Para que a experiência seja bem-sucedida, é fundamental a colaboração dos usuários, pois, à medida que as dúvidas vão sendo apresentadas, a assistente virtual vai “aprendendo” e armazenando as informações em seu banco de dados, ampliando, assim, sua inteligência artificial e, consequentemente, sua capacidade de solução dos problemas. E, caso as dúvidas não sejam sanadas, ela ainda direciona o usuário para o atendimento pessoal do suporte técnico da Seção Judiciária do DF.

A ferramenta foi idealizada pela Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 (Secin), por meio da Divisão de Apoio ao Usuário (Diatu), contando com a participação da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Com essa iniciativa, o Tribunal busca o aprimoramento das atividades do órgão com a difusão da cultura da inovação, modernizando o atendimento e incrementando a prestação jurisdicional.

Sugestões sobre o projeto poderão ser enviadas para o e-mail: nucju.df@trf1.jus.br.

O acesso à Assistente Virtual da SJDF será por meio de ícone a ser disponibilizado noportal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

IM/Secos-SJDF/LS.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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