Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/08/2021 08:20 - INSTITUCIONAL

Oficina sobre vinhos fecha semana comemorativa do Dia dos Pais no TRF1

INSTITUCIONAL: Oficina sobre vinhos fecha semana comemorativa do Dia dos Pais no TRF1

Encerrando a semana “Herói e parceiro: o pai do século XXI” promovida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em comemoração do Dia dos Pais, foi realizado um bate-papo, por meio da ferramenta Teams, com a servidora da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe/TRF1) e também sommelier, Etiene Carvalho, sobre uma das bebidas mais apreciadas no mundo, o vinho.

Especialista em vinhos da Califórnia (CWS), em vinhos da França (FWA), além de diretora e professora da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal, Etiene iniciou sua apresentação explicando que a bebida é feita de forma totalmente natural tendo como base a uva.

Segundo a servidora, uma dica para quem está começando a tomar vinho é ler os contrarrótulos dessas bebidas. “Muitos vinhos, nos contrarrótulos, tem a indicação dos aromas, como notas de morangos, de groselha, notas de especiarias. Então é bom vocês lerem e tentarem identificar isso ao tomar”.

Para participar da oficina os participantes tiveram que adquirir um vinho, os quais foram analisados pela sommelier. Para ela, os vinhos da África do Sul são considerados bons, mas o custo desse produto no Brasil, ao ser importado, é um pouco elevado. Ela avalia como ótimo custo-benefício os vinhos portugueses. “Na verdade, o vinho bom é aquele que você gosta e o preço cabe no seu bolso”, considerou.

No Brasil, mais de 200 mil pessoas estão envolvidas com a produção do vinho, e de acordo com a servidora “a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul é responsável por mais de 90% da produção nacional, local que vale a pena ser visitado”.

Etiene abordou ainda pontos da legislação brasileira, safras, pontuações, rótulos do novo mundo e do velho mundo, idade das vinhas, qualidade do terreno ou reputação da vinícola, a escala de doçura dos vinhos espumantes, uvas mais conhecidas por países produtores. “Para aprender mais sobre vinho, tem que estudar muito, tem que ler bastante, tem que fazer cursos”, concluiu ela que é especialista sobre o assunto a mais de 10 anos.

Após o término da apresentação, a sommelier abriu espaço para perguntas dos participantes.¿Cerca de 50 pessoas, do corpo funcional da 1ª Região, participaram do evento.

Homenagem - Em comemoração do Dia dos Pais, no último domingo, dia 8 de agosto, o TRF 1ª Região promoveu quatro oficinas virtuais sobre temas como Educação Financeira, relação entre pais e filhos, churrasco em casa e vinhos, destinadas ao corpo funcional da 1ª Região. O evento iniciado no dia 3 de agosto, contou com a parceria das empresas SoloCreas e Missão Enriquecer, o restaurante Lucas BBQ e o Blog Vinho Tinto.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações