Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/08/2021 08:50 - INSTITUCIONAL

Dia dos pais: especialista em educação financeira dá dicas de como ensinar os filhos a lidarem com dinheiro

INSTITUCIONAL: Dia dos pais: especialista em educação financeira dá dicas de como ensinar os filhos a lidarem com dinheiro

Explicar a diferença entre necessidade e desejo, estimular o desapego, esclarecer os valores das coisas... são atitudes que ajudam os pequenos a compreenderem a necessidade do planejamento e da organização financeira, bem como a relevância de priorizar aquilo que é mais importante. Essas foram algumas das dicas passadas aos mais de 40 participantes da oficina virtual em homenagem ao Dia dos Pais no TRF1.

A oficina “Educação financeira: de pai para filhos” ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 5 de agosto, e foi conduzida pela especialista em finanças, investimento banking e Educação Financeira Raquel Mendes.

Na oportunidade, a especialista orientou o público virtual sobre como ensinar os filhos a lidarem com dinheiro e explicou que, quanto mais cedo eles tiverem esse aprendizado, melhor eles poderão cuidar de suas finanças pessoais no futuro.

Raquel separou grupos de crianças por idade e esclareceu como e quando iniciar a preparação para a vida financeira em cada grupo. “Com crianças de 0 a 3 anos, evite passeios criativos e acesso a propagandas para não gerar expectativa. De 4 a 7 anos, é preciso usar a comparação para ensinar a criança e, nesse momento, você precisa ajudá-la a fazer as pequenas escolhas e definir tarefas semanais. De 8 a 12 anos, elas já estão alfabetizadas e sabem matemática, portanto, já podem receber mesadas. Essa quantia tem que ser de forma estimulada com tarefas pré-definidas. A criança precisa saber que não ganha o dinheiro, mas sim que precisa fazer dinheiro”, disse Raquel.

Entre 13 e 17 anos, o pré-adolescente “começa a ter uma visão de longo prazo e de futuro de ganhos, então, precisa saber quanto ganhamos e como gastamos. Os pais precisam ter uma conversa aberta com o adolescente”.

Quando chega aos 18 anos, a educadora financeira recomenda que os pais “avisem ao filho que chegou a vida adulta. Isso não quer dizer que vão abandoná-lo, mas é preciso gerar consciência e independência”.

Ao fim da oficina, a especialista respondeu às dúvidas dos participantes e deixou uma reflexão bíblica sobre a importância dos pais na educação dos filhos: “os filhos são como flecha nas mãos do arqueiro”.

Para o técnico judiciário da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA) Lhusandro César Campos Pinto, a iniciativa de promover uma palestra sobre educação financeira para pais e filhos foi brilhante. “A palestrante Raquel Mendes esclareceu as dúvidas de forma simples e objetiva. Algumas dúvidas, como eu percebi, não eram só minhas. A maioria de nós, pais, acaba cometendo erros na educação financeira dos filhos”.

O agente de segurança da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Ji-Paraná/RO Anderson Loose destacou que “educação financeira não envolve apenas a questão do dinheiro propriamente dita, mas lastreia muitas outras áreas, como o caráter, princípios, relacionamentos, saúde mental, planejamento, responsabilidade social etc.

A oficina faz parte da semana “Herói e parceiro: o pai do século XXI”, em homenagem ao Dia dos Pais. A programação termina nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, com a oficina “Um bate-papo sobre vinhos - Curiosidades e dicas”, conduzida pela Sommelier Fisar, WSET3 e especialista em vinhos da Califórnia (CWS) e da França (FWA), Etiene Carvalho.

SR/LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações