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20/07/2021 09:15 - INSTITUCIONAL

Cipe se reúne para monitorar estratégia do TRF1 no ciclo 2021-2026

INSTITUCIONAL: Cipe se reúne para monitorar estratégia do TRF1 no ciclo 2021-2026

O Comitê Institucional de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cipe-TRF1) realizou, nessa segunda-feira, dia 19 de julho, por meio da ferramenta Teams, a 18ª Reunião de Monitoramento da Estratégia do Tribunal para o novo ciclo 2021-2026. O catálogo de Processos Críticos e a Carteira de Iniciativas Estratégicas foram os principais assuntos abordados.

Carlos Frederico Maia Bezerra, diretor-geral da Secretaria do TRF1, iniciou a reunião alertando para a importância do cumprimento da Estratégia do Tribunal. “Nós precisamos, cada vez mais, entrar em sintonia com aquilo que colocamos nesse planejamento estratégico. Temos que estar sempre buscando inseri-lo nas nossas ações diárias para que, cada vez mais, a estratégia ela fique fixada na mente, não só nossa, mas de toda a instituição.”, afirmou Frederico.

A diretora da Secretaria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação, Wânia Marítiça Araújo Vieira, destacou que o Tribunal avançou muito desde o início do primeiro ciclo do planejamento estratégico em 2015. "Nós percebemos que fomos ganhando mais maturidade ao longo do desenvolvimento do nosso planejamento estratégico e estamos prontos a dar seguimento ao novo ciclo 2020-2026 com mais segurança e assertividade". A diretora da SECGE parabenizou a diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, pela excelência do trabalho até então realizado, opinião corroborada por todo o Comitê.

Maria Carolina agradeceu os elogios e revelou que "todo o trabalho da Diple é realizado em equipe e que o monitoramento só tem funcionado por que todos os gestores estão empenhados na gestão de projetos, o que agora precisamos replicar na gestão de riscos e na gestão de processos de trabalho."

Após essa abertura, o diretor-geral passou a palavra à diretora da Diple, Maria Carolina, para apresentação dos dados de monitoramento. Sobre o catálogo de Processos Críticos, ela destacou dois processos que já tiveram o mapeamento iniciado: Capacitação de Magistrados e Gestão de Risco. Os processos críticos da 1ª Região integrarão o escopo do Aprimora-Pro, (projeto de acompanhamento de processos críticos). Com esses dois processos em andamento, Maria Carolina informou que 7% da estratégia baseada nos processos de trabalho já foi executada. ¿¿

Com relação à Carteira de Iniciativas Estratégicas, que atualmente conta com 20 projetos, muitos deles provenientes da Carteira 2015-2020, Maria Carolina informou que 43% já foram executados, tendo até 2026 para chegar ao 100% de execução.

Oito iniciativas estão em dia: Transformação Digital (88% executado); Aprimora-Pro (31% executado); Implantação e Difusão da Justiça Restaurativa no âmbito da JF1 (71% executado); Formação de Conciliadores Voluntários (50% executado); Atendimento à LGPD (47% executado); Protocolo Digital do Pro-Social (14% executado); Vocabulário Judiciário (25% executado) e Quinta do Conciliador (20% executado).

Quanto aos 12 projetos em andamento que estão com algum atraso no cronograma, os gerentes de cada iniciativa puderam apresentar suas dificuldades e alternativas para impulsionar o andamento do cronograma planejado.

Foi apresentada também uma relação de iniciativas com potencial de integrarem o portfólio de projetos neste ciclo 2021-2026: Sistema de Prestação de Contas e Responsabilização (Secge); Programa de Avaliação de Desempenho dos Gestores (SecGP); Programa de Sucessão da Gestão (SecGP); Programa de Integridade (Secge); Plano de Comunicação da Estratégia (Ascom); Sistema de Transparência (Secor); Laboratório de Inovação (Asfaj); Reestruturação organizacional da 1ª Região (Secge); Centralização dos CPDs da 1ª Região (Secin); Aprimoramento da Segurança Institucional (Coisi); Codex dentro da Transformação Digital (Asfaj) e Energia Solar na 1ª Região.

Na ocasião, a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Morais, informou aos presentes a criação de um canal dentro da plataforma Teams com os diretores de secretarias para facilitar a troca de informações e a divulgação do andamento dos projetos e das iniciativas estratégicas de cada área do Tribunal.

Ao encerrar a reunião, o diretor-geral do TRF1 agradeceu a todos pela participação e ressaltou que, na ocasião, foram “discutidos os rumos do Tribunal. São ações bem estratégicas e importantes e que precisam do envolvimento de todos, sabendo o que está acontecendo e como está acontecendo. Por isso é importante que os gestores participem das discussões e se envolvam”.

A próxima reunião do grupo está prevista para acontecer no dia 13 de setembro.

LC/IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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