Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/06/2021 09:45 - INSTITUCIONAL

Desembargadora federal do TRF1 preside mesa em evento sobre o clima e florestas

INSTITUCIONAL: Desembargadora federal do TRF1 preside mesa em evento sobre o clima e florestas

A Relevância Internacional do Tema Clima e Florestas foi o assunto do Painel VII do “Webinário Clima e Florestas Públicas - Agenda 2030”, evento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na terça-feira, dia 22 de junho. Na ocasião, a desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Maria do Carmo Cardoso presidiu a mesa de discussão sobre o tema.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do STJ e pelo canal do CJF no YouTube. Os debates abordaram questões atuais relativas à mudança climática e ao monitoramento de florestas públicas por meio do Sirenejud, base de dados desenvolvida para acompanhar o desmatamento em terras indígenas e unidades de conservação.

Na abertura, o presidente do STJ e do CJF, ministro Humberto Martins, destacou o engajamento das duas instituições na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A desembargadora federal do TRF1 Maria do Carmo Cardoso presidiu o último painel do evento, “Agenda 2030 - ODS 13 e 15 - Relações Internacionais - Relevância Internacional do Tema Clima e Florestas”. Na sua fala, a magistrada destacou a importância do TRF1 ao tratar das questões ambientais. "Está sob a nossa jurisdição 14 estados da federação e nós temos aqui a maior diversidade de matérias relativas à questão ambiental, à manutenção das florestas e ao clima, temas ora em discussão”.

Maria do Carmo destacou, também, que pela primeira vez na história, a Agenda 2030 trouxe os ODS para dentro do Poder Judiciário. "Nós temos essa responsabilidade muito grande e, agora, com a participação efetiva do Judiciário”, afirmou.

Participaram do painel o embaixador brasileiro em Nova Iorque, Ronaldo Costa Filho; a conselheira da Embaixada da Noruega, Lívia Costa Kramer; a ministra- conselheira Ana Beatriz Martins, chefe da Delegação Adjunta da União Europeia no Brasil; a representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Katyna Argueta, e o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Rafael Zavala.

RF, com informações do STJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações