Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/05/2021 09:30 - INSTITUCIONAL

Comitê Gestor de Crise se reúne para acompanhar funcionamento do TRF1 durante período de pandemia

INSTITUCIONAL: Comitê Gestor de Crise se reúne para acompanhar funcionamento do TRF1 durante período de pandemia

Para debater sobre a situação atual da pandemia do novo Coronavírus no âmbito do Distrito Federal e dos estados que compõem a 1ª Região, além de analisar o funcionamento do Tribunal durante o regime de plantão extraordinário - estabelecido, conforme a Resolução Presi 15/2021, até 31 de maio -, membros do Comitê Gestor de Crise do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) se reuniram, por meio da ferramenta Teams, na manhã dessa terça-feira, 25 de maio.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Comitê, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, que passou a palavra à diretora da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa), Ana Alice Siqueira Santos Carvalho, para apresentação do panorama atual da pandemia no País.

De acordo com Ana Alice, apesar de os dados disponibilizados pelas autoridades públicas de saúde apresentarem uma certa estabilidade quanto à evolução da pandemia, de forma geral, os números referentes à taxa de ocupações de leitos de UTI por conta da Covid-19 e às taxas de transmissibilidade da doença e de incidências de casos ainda são altos.

Quanto à vacinação da população, a médica destacou que os números disponibilizados pela Fiocruz evidenciam um percentual ainda baixo de pessoas imunizadas contra a doença. “No Brasil, ainda estamos com apenas 25% da população vacinada com a 1ª dose e 12% com segunda dose”, alertou a diretora da Diasa.

O diretor-geral de Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, ressaltou que, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), 50% dos servidores do TRF1 estarão vacinados contra a Covid-19 assim que a campanha de vacinação no DF atingir a faixa etária de 50 anos de idade. Atualmente, dos 1.201 servidores ativos do Tribunal, 620 estão na faixa etária de 50 a 74 anos. Quanto aos prestadores de serviços, metade dos cerca de 800 colaboradores estaria vacinada quando a campanha alcançar a faixa etária de 30 anos de idade.

Outro tema debatido pelo grupo, levantando pelo desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, foi a necessidade de se impulsionar os processos físicos cujos prazos estão suspensos. Segundo o magistrado, caso a deliberação ainda em estudo seja aprovada, deverão ser observadas as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, garantindo a segurança de servidores e jurisdicionados.

Próxima reunião do Grupo - Ficou estabelecido que na próxima sexta-feira, 29 de maio, será realizada uma nova reunião do Comitê com o presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Fioravanti Sabo Mendes, e com os diretores de foro das 14 seccionais da 1ª Região para as deliberações sobre o assunto.

Participaram da reunião, além dos já citados, o secretário-geral da Presidência, juiz federal Cleberson José Rocha; o juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), Newton Pereira Ramos Neto; o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), juiz federal Marcelo Velasco Albernaz; a diretora da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA), Maria Cristina Turnes; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SecGP), Estela Maria Barbosa Cruz; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lúcio Melre da Silva; a chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Ivani Morais; a diretora da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), Mônica Silva da Cunha; o diretor da Divisão de Legislação de Pessoal (Dilep), Wagner Etelvino Ohana da Cunha; a assessora da Secge, Sandra Maria Alves Borges, e a secretária do Comitê, Mara Lucia Martins de Araújo (Secge).

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações