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20/05/2021 09:20 - INSTITUCIONAL

TRF1 realiza primeira reunião para elaboração do PDTI-JF1 2021/2023

INSTITUCIONAL: TRF1 realiza primeira reunião para elaboração do PDTI-JF1 2021/2023

Por meio da Portaria Presi 158/2021, o TRF 1ª Região instituiu o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (PDTI-JF1) para o triênio 2021-2023, que apoiará as unidades do Tribunal, tecnicamente e metodologicamente, no levantamento das suas necessidades de TI.

Na primeira reunião do GT, realizada nessa quarta-feira, 19 de maio, via Teams, os membros discutiram a metodologia que será utilizada para o desenvolvimento do Plano e a planilha padrão para levantamento das necessidades de Tecnologia da Informação no âmbito da 1ª Região.

O encontro foi conduzido pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Lucio Melre da Silva, que considerou a reunião como um primeiro passo para o alinhamento inicial de elaboração do PDTI-JF1. “A partir da realização dessa reunião, nós vamos iniciar o trabalho de coleta de informações com relação às necessidades de TI”, explicou o diretor da Secin.

Em seguida, Melre passou a palavra à coordenadora do GT, Rênia Alves Machado Carlini, que apresentou cada etapa de desenvolvimento do PDTI, além de explicar detalhadamente como será feito o preenchimento da planilha de necessidades de TI.

PDTI-JF1 - Durante a apresentação, Rênia explicou que o PDTI-JF1 é o instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia da informação, que tem como objetivo identificar as ações de TI necessárias ao alcance das metas e dos objetivos institucionais estabelecidos na Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região 2021-2026, Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação da Justiça Federal, dispostas na Resolução Presi 10/2021; na Resolução 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Resolução 685/2020 do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Outro ponto destacado por Rênia foi que as necessidades levantadas pelas unidades da Corte subsidiarão o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) na elaboração do PDTI-JF1, de acordo com a capacidade operacional das equipes envolvidas no atendimento das necessidades (demandante e TI), as ações estratégicas em andamento e a disponibilidade orçamentária.

Na mesma linha de pensamento, o diretor-geral da Secretaria do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, ressaltou que “é muito importante o envolvimento das áreas do Tribunal às quais se referem esse levantamento, pois já é muito difícil avançar quando nós conseguimos planejar tudo a contento, e, se não conseguirmos planejar, muito mais difícil será, principalmente nesse contexto de pandemia”.

Prazos - A coordenadora do GT salientou, ainda, que as atividades relacionadas ao levantamento das necessidades de TI para a confecção do PDTI-JF1 2021-2023 devem ser tratadas como prioridade pelas unidades envolvidas. Rênia elencou os próximos passos a serem seguidos pelo GT, as unidades responsáveis e a data limite para apresentação das atividades. O cronograma consta da Portaria Presi 158/2021.

O grupo é coordenado por Rênia Alves Machado Carlini, do Núcleo de Governaça de TI (Nugti); pelo vice-coordenador por Átila Pinheiro Amorim, da Seção de Suporte Administrativo da Secretaria de Tecnologia da Informação (Sesud-Secin), e integrado por: Gislaine Cristina L. de Andrade Oliveira, do Núcleo de Governança de TI (Nugti); Fernando Escobar, da Seção de Gestão de Sistemas de Informação (Segsi); Leon Rafael Albernaz Mundim, da Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit); Kelly Marques Mello, da Seção de Apoio Especializado ao Primeiro Grau (Seae1), e Vânia Regina Fernandes, da Seção de Monitoramento da Gestão de Projetos (Sempe).

RF/LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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