Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/11/2017 06:31 - INSTITUCIONAL

Último painel do ano do “Café com Conhecimento” aborda tema de trabalho colaborativo

Na última sexta-feira, dia 24, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por intermédio do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores (Cedap), promoveu mais uma edição do evento “Café com Conhecimento”, apresentando o 4° e último painel do ano, realizado no Espaço Pontes de Miranda, na sede do órgão, em Brasília/DF. O seminário foi dividido em duas partes com os temas “Trabalho Colaborativo como Diferencial da Gestão do Conhecimento” e “Desafios para a Implementação da Gestão do Conhecimento” e foi retransmitido em tempo real para toda a 1ª Região por videoconferência.

A primeira parte do encontro teve palestra inaugural ministrada pela Ana Vilanova, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Política Social e MBA (Master in Business Administration) em Gestão de Pessoas, que apresentou a importância do trabalho colaborativo. Segundo a palestrante, trata-se de um trabalho conjunto, de um olhar para o outro, oferecer e compartilhar suas experiências de jornada e aprendizagem. “Eu preciso querer fazer isso, estar disposto a compartilhar com o outro, a dar o primeiro passo, a enxergar que sou parte desta mudança que eu quero ver acontecer dentro da organização. Se eu tanto desejo uma mudança, que eu seja essa mudança.”

Na segunda parte, Fernando Fukunaga, doutorando e mestre em Administração pela PUC/SP e especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação, apontou os desafios de implantar a gestão de conhecimento, destacando que o maior deles não é a implantação, e, sim, as questões que são subjacentes do conhecimento. Ele se referiu, como modelo, aos profissionais de gestão do conhecimento. “Esses profissionais têm competências especificas voltadas ao bom desempenho da gestão do conhecimento. Então, se a gente não tem essas competências desenvolvidas, o meu desafio é desenvolver essas competências de profissionais selecionados a liderar a implantação da gestão do conhecimento,” exemplificou.

O mediador do evento, José Roberto Pimenta Ferretti da Costa, doutor em Ciência da Informação e Analista Judiciário (Ações Inovadoras) da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge) do TRF1, reconhece que os temas abordados no evento são de suma importância para os servidores do Tribunal. Segundo ele, vivenciar tudo isso é enriquecedor. “Quando se fala em trabalho colaborativo, isso nos provoca a reavaliar como nós estamos conduzindo os nossos trabalhos em relação ao outro, como que nós estamos recebendo o trabalho de outros e como é que essa composição interpessoal chega a algum lugar que seja harmônico, produtivo e que traga satisfação e alegria a todo grupo de trabalho”, refletiu.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações