Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/11/2017 06:26 - INSTITUCIONAL

Comitê de TI aprova ações para o próximo triênio

Sob a condução do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz, membros do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI-TRF1) estiveram reunidos no dia 22 de novembro, na sede do Tribunal, em Brasília, para, entre as principais deliberações, aprovar o Plano Diretor de TI da Justiça Federal da 1ª Região para o período de 2018 a 2020, contemplando 95 ações, e o Plano de Contratação de Soluções de TI para 2018, que inclui 68 contratações. Ambos os planos tiveram como subsídio o levantamento geral das necessidades de TI na JF1 conduzido pelo grupo de trabalho instituído pela Portaria Presi 257/2017.

Outro assunto abordado na reunião foi quanto à solicitação da Secretaria Judiciária (Secju) de ajustamento do sistema e-Cint para ser o meio de intimação eletrônica nos processos que tramitam no segundo grau, que também foi aprovado pelo comitê. Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Marcos Barbosa, a adequação da ferramenta eletrônica tem significativa importância, porque o processo físico vai permanecer por um bom tempo, mesmo com a implantação do PJe. “Esta é uma ação que se tentará priorizar no plano diretor de TI para que seja realizada no ano de 2018, sendo estratégia da Secin manter em funcionamento na JF1 o PJe para todos os processos eletrônicos, e o TRF1-Doc, integrado ao e-Cint, para produção e tramitação eletrônica dos documentos destinados aos processos físicos”, afirmou.

Ao término da reunião, o presidente do Tribunal, desembargador federal Hilton Queiroz, destacou a importância do comitê que direciona as ações e os investimentos da TI da Justiça Federal da 1ª Região neste momento de crise que vive o País. “Este planejamento, esta tomada de posições para reforço da Tecnologia da Informação no Tribunal, é indispensável, é necessário, além de agilizar o funcionamento da Justiça, de otimizar os trabalhos do reduzido quadro de pessoal, e, ao mesmo tempo, diminuir custos. O tempo é de diminuição de custos com melhorias significativas de resultados. O lema é este: otimizar os trabalhos com a diminuição das despesas”.

Estiveram presentes, ainda à reunião, os seguintes membros do CGTI: o juiz federal Newton Pereira Ramos Neto, em auxílio à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região; o diretor-geral, Carlos Frederico Bezerra; o diretor da Secju, Alexandre Amaral, e a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça Araújo Vieira. Participaram, também, do encontro, o diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Janderson Casado de Vasconcelos Santos; o diretor da Divisão de Estatística (Diest), Gustavo Stênio; o diretor da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint), Luiz Alberto Lima da Costa, e a diretora do Núcleo de Governança de Tecnologia da Informação (Nugti), Rênia Alves Machado Carlini.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações