Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/09/2017 07:28 - INSTITUCIONAL

3 anos de PAe-Sei: os bastidores da implantação do SEI na Primeira Região

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está no terceiro ano de implantação na Justiça Federal da 1ª Região, e para garantir o sucesso no funcionamento da ferramenta para todos os usuários muitos foram, e ainda são, aqueles que trabalharam com empenho e dedicação. Como parte da campanha em comemoração aos três anos do sistema, realizada pelo Tribunal Federal da 1ª Região (TRF1), você vai conhecer agora um pouco da história por trás do SEI.

O Núcleo Regional de Apoio ao Processo Administrativo Eletrônico (Nupae) foi um dos principais responsáveis pela implantação do SEI em toda a 1ª Região, realizando criações das unidades e participando da parametrização do sistema, sendo também o gestor do SEI. “A partir da assinatura do Acordo de Cooperação entre os Tribunais Regionais Federais da 1ª e 4ª Regiões, foi realizado o planejamento estratégico para implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAe-SEI) que traçou todas as ações necessárias para a sua implantação” , destaca a diretora do Nupae, Solange Maria de Oliveira.

Segundo a diretora, os trabalhos envolveram, além da equipe do Nupae, na época composta por apenas dois colaboradores, servidores de outras unidades, como a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap) do TRF1, a Seção de Modernização Administrativa e o Núcleo de Recursos Humanos (Nucre) da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) com suas colaborações específicas. “Além disso, não posso deixar de registrar aqui o empenho da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação, responsável pelo suporte técnico. E por ser um sistema colaborativo, a gestora nacional, servidora Patrícia Valentina do TRF da 4ª Região, também foi de fundamental importância, estando sempre à disposição para prestar apoio ao TRF1”, ressalta Solange.

Da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) destaca-se o papel de duas unidades que também se empenharam bastante para possibilitar a eficiência do SEI. Dentre elas, a Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis) recebeu o sistema originário do TRF4 e realizou os primeiros testes para verificar a adequação ao ambiente computacional da Primeira Região, como banco de dados e computadores. “Feitos os testes, partimos para um trabalho de parametrização e importação do nosso sistema de RH dos dados de lotações, servidores e permissões de toda a primeira região”, conta o diretor da Cosis, Janderson Casado de Vasconcelos Santos.
Além disso, Janderson também explica que para não haver perda de funcionalidades em relação ao antigo sistema de processos administrativos (Sispra), foram desenvolvidas algumas integrações com outros sistemas administrativos, como o Sicam e o e-AVS. “Após essa etapa inicial de instalação, parametrização e carga de dados, a Cosis continua atuando no teste e na instalação de novas versões, além de prestar atendimento quando nos é reportado qualquer erro, realizando manutenção ou encaminhando à equipe do TRF4, conforme o caso”, afirma o diretor.

Já a Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint) atuou no sentido de viabilizar os recursos tecnológicos necessários, desde a infraestrutura básica, como garantia da capacidade necessária nas unidades de armazenamento de dados, configurações de rede, disponibilização dos equipamentos necessários e configurações de segurança, dentre outras atividades, culminando com o monitoramento da aplicação, visando maior agilidade na atuação quando ocorre alguma indisponibilidade. “A manutenção de um sistema de âmbito regional, sobretudo com a criticidade característica dos sistemas digitais e níveis de disponibilidade e desempenho esperados, é sempre um grande desafio”, afirma o diretor da Coint, Luiz Alberto Lima da Costa.

De acordo com Luiz Alberto, a maior dificuldade foi em relação ao número de usuários da 1ª Região, compondo uma das maiores implantações do SEI hoje existentes, o que exigiu bastante dedicação na busca de infraestrutura bastante ampla e estável. “Todas as unidades especializadas da infraestrutura, sem exceção, participaram ativamente do projeto”, ressalta o diretor.

Caso de sucesso - A implantação do SEI na Primeira Região resultou em um caso de sucesso e que serviu de modelo para diversos órgãos, inclusive tendo sido realizada uma apresentação sobre essa implantação, no TRF da 4ª Região, em dezembro de 2015. Registra a diretora do Nupae, ainda, “que vários servidores de diversos órgãos estiveram no TRF1, como, por exemplo, do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público da União, do Superior Tribunal Militar, dos Correios e Telégrafos, durante um período a fim de saberem sobre nossa experiência, desafios e sucesso na implantação do PAe-SEI”.

Para o diretor da Cosis, é importante destacar que um trabalho como esse só pode ser concluído com sucesso se tiver a participação efetiva de todos os envolvidos no projeto. Nesse sentido, a diretora do Nupae também destaca o importante papel da Diretoria-Geral e da Presidência na implantação do SEI. “Todo o sucesso se deu com o apoio total da Administração”, afirma.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações