Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/08/2017 07:35 - INSTITUCIONAL

TRF1 institui modelo para gestão de projetos na Justiça Federal da 1ª Região

Para garantir a utilização de uma linguagem única e padronizada na gestão de projetos da Justiça Federal da 1ª Região, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz, oficializou, na última terça-feira, dia 15 de agosto, o modelo para a gestão dos projetos e a consolidação da Carteira de Iniciativas Estratégicas da Primeira Região, por meio da Portaria Presi 259.

A ideia é que o modelo auxilie a Região a adotar integralmente o Manual de Gestão de Projetos da Justiça Federal (MGP) do Conselho da Justiça Federal (CJF), de forma proporcional à maturidade da instituição quanto à governança estratégica, à oferta de capacitação aos gestores e gerentes de projetos e ainda aos recursos orçamentários e tecnológicos disponíveis.


E para adaptar o fluxo e os documentos de projetos utilizados na 1ª Região ao MGP, a Portaria Presi 259 também estabelece a forma de designação e as atribuições dos gestores e gerentes de iniciativas estratégicas, trazendo, ainda, os principais conceitos e definições referentes aos assuntos relacionados à gestão de projetos.

Carteira de Iniciativas Estratégicas - De acordo com a Portaria, a Carteira de Iniciativas Estratégicas da Justiça da 1ª Região 2015-2020 é integrada pelos 15 planos de ação do Tribunal e das Seções Judiciárias da Justiça Federal da 1ª Região. O documento também determina que a Carteira seja disponibilizada no portal do TRF1, no menu institucional “Gestão Estratégica”.

Além disso, o Tribunal e cada seccional disponibilizarão em sua página, na internet, os respectivos Planos de Ação, enviando-os à área de gestão estratégica do Tribunal sempre que houver alterações para atualização de Iniciativas Estratégicas.

Vale lembrar que, após a 5ª Reunião do Comitê de Gestão Estratégica da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-TRF1), foi aprovada a proposta de ampliar a delegação dos Comitês Institucionais do Planejamento Estratégico (Cipes) nas seccionais, para que, além da possibilidade de analisar as iniciativas estratégicas propostas, também sejam responsáveis por aprovar e cancelar as iniciativas, bem como a inclusão ou exclusão na Carteira de Iniciativas Estratégicas da Justiça Federal da 1ª Região, que já conta com mais de 100 projetos. A ideia é possibilitar que a descentralização dê maior celeridade ao procedimento, devendo os Cipes manter a prestação de contas ao CGER-TRF1 por meio dos Relatórios de Execução da Estratégia (REE).

A íntegra da Portaria Presi 259 está disponível na Biblioteca Digital.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações