Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/07/2017 09:50 - INSTITUCIONAL

TRF1 realiza campanha “De Olho nos Olhos” para prevenção do glaucoma

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) realizou nessa quinta-feira, dia 13 de julho, a campanha “De Olho nos Olhos”, ação com objetivo de estimular o cuidado com a saúde ocular e incentivar medidas preventivas contra o glaucoma. O evento foi aberto a magistrados, servidores e demais colaboradores da Justiça Federal, bem como aos dependentes dos servidores do TRF1 e, também, aos servidores da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).
Foram mais de 450 participantes entre magistrados, servidores e outros interessados. A campanha, promovida pela Seção de Qualidade de Vida (Sevid/Disao/Secbe), possibilitou a realização, gratuita, da tonometria, exame preventivo do glaucoma. O procedimento ficou sob a responsabilidade de representantes do Instituto de Catarata de Brasília (ICB), entidade que também ofereceu descontos a quem posteriormente quiser realizar algum tipo de exame oftalmológico no instituto, bastando, para isso, fazer um cadastro no próprio local do evento.
Para o representante do ICB Daniel Ferreira, a ação superou as expectativas. Ele ressalta a importância da tonometria, que consiste na aferição da pressão interna do globo ocular. “O normal é que a pressão esteja entre 10 e 20; acima de 20, nós já indicamos que a pessoa faça uma avaliação com um oftalmologista para verificar a suspeita da doença”, explicou. Débora Mendes, também representante do ICB, reforça que o exame preventivo é essencial, porque o glaucoma é uma doença silenciosa, assintomática, e a prevenção é uma das formas mais eficazes para se evitar o problema.
Além disso, representantes da empresa Neide Melo Óptica e Consultoria montaram um stand, no local, para oferecer, gratuitamente, ajustes, pequenos reparos e higienização de óculos, kits de limpeza e, ainda, descontos na aquisição de óculos. Neide Melo, dona da ótica, também participou da campanha. Ela contou que faz parte de ações como essa também em outros órgãos e que ficou satisfeita e impressionada com o interesse dos participantes no TRF1. “Promover este tipo de campanha é muito positivo, e, na medida do possível, orientamos a todos que vieram procurar o atendimento”, afirma.
Para a servidora Maria Felicíssimo, da Seção de Recebimento e Distribuição de Correspondências (Sedic/Dicad), a iniciativa do Tribunal foi maravilhosa. “Assim que fiquei sabendo da campanha quis participar”, relata. A servidora explicou que todos os anos realiza o exame de prevenção, mas que ainda não havia feito o exame em 2017. “Eu não poderia perder essa oportunidade”, ressalta.
Lívia Contreiras, da Assessoria Especial da Presidência, também esteve presente no evento e elogiou a campanha. “O atendimento foi bom e rápido”, destaca. Ela realiza o exame preventivo ao glaucoma a cada seis meses; estava com o acompanhamento em dia, mas também não quis perder a oportunidade.
Segundo uma das organizadoras do evento, Aline Campos, supervisora da Sevid, a motivação da campanha foi o Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, e os dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revelam que quase um milhão de pessoas sofrem com o glaucoma.
Aline destaca, ainda, pesquisas que mostram que 80% das pessoas que têm a doença só procuram o especialista quando o estágio da enfermidade já está avançado.
“Procuramos alinhar as ações com as metas que versam sobre a saúde do servidor, promovendo qualidade de vida e contribuindo para a evolução de um bom clima organizacional”, explica a supervisora.

Glaucoma - Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), em 2015 dois milhões de pacientes realizam o tratamento contra o glaucoma por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a doença é responsável por 10% dos casos de cegueira e que estão mais suscetíveis de serem acometidas pelo glaucoma pessoas que têm familiares com a doença, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. Esses grupos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações