Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/06/2017 08:14 - INSTITUCIONAL

Rede de Governança discute processo de Metas do Judiciário

Coordenadores da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário participaram, ao longo da terceira semana de junho, de uma série de encontros presenciais e por videoconferência com membros do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As reuniões tiveram como objetivo acompanhar o desenvolvimento das atividades de elaboração das Metas Nacionais do Judiciário brasileiro, que serão aprovadas pelos tribunais no XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, marcado para acontecer nos dias 20 e 21 de novembro.
Formuladas anualmente, desde 2009, as Metas Nacionais do Poder Judiciário objetivam proporcionar a convergência de esforços dos tribunais brasileiros no aprimoramento do Poder Judiciário Nacional e contribuir para o cumprimento dos macrodesafios estabelecidos pela Estratégia Nacional 2015-2020 (Resolução 198/2014 do CNJ).
As videoconferências foram acompanhadas pelo secretário-geral do CNJ, Júlio Ferreira de Andrade, que destacou a relevância da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário na condução juntamente com CNJ da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, tornando o processo de formulação das metas nacionais mais democrático e transparente. As reuniões virtuais aconteceram com representantes das Justiças Estadual, Federal, do Trabalho, Militar e Eleitoral.
Em maio, o DGE encaminhou o Caderno de Orientações sobre a formulação das Metas Nacionais de 2018. Neste manual, consta um cronograma com as principais etapas a serem realizadas até o Encontro Nacional.
Nos próximos meses, estão previstos processos participativos no âmbito dos tribunais. Vários desses órgãos farão pesquisas em seus portais para que servidores, magistrados e o público em geral possam contribuir com sugestões de metas. O processo colaborativo de construção das Metas Nacionais do Poder Judiciário foi proposto pelo CNJ, por meio da Resolução 221/2016, que sugere que os tribunais realizem ampla consulta pública quanto às metas que serão definidas para o ano subsequente.
Rede de Governança - Instituída pela Portaria nº 138, de 23 de agosto de 2013, a Rede de Governança é composta pelo Comitê Gestor Nacional, Comitês Gestores dos Segmentos de Justiça e Subcomitês Gestores que, dentre outras funções, formatam e elaboram a proposta final do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Para que o trabalho considere padrões, limites e necessidades de cada tribunal, muitos dos procedimentos para elaboração das metas levam em conta sugestões de magistrados, servidores e de outros cidadãos em geral, que podem colaborar para uma gestão mais transparente.

Com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1º Região


0 visualizações