Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/06/2017 10:21 - INSTITUCIONAL

SJMG realiza evento sobre Gestão do Conhecimento

A Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) promoveu, no último dia 9 de junho, o “Café com Prosa e Conhecimento”, transmitido por videoconferência para toda a 1ª Região. A ação, realizada pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento da SJMG, teve como objetivo estimular a disseminação de boas práticas e a preservação de informações que beneficiam, dentre outros aspectos, a prestação do serviço da Justiça Federal.

Para compor a mesa do evento, foram convidados os palestrantes Mauro Araújo Câmara, especialista em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia e, também, em Gestão da Informação, que atua na Assessoria de Conhecimento da Fundação João Pinho; Veridiane Santos Muzzi, doutoranda em Direito Penal e diretora do Núcleo de Apoio do Juizado Especial da SJMG, e a servidora Márcia Mazo Santos, especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia egraduada em Planejamento Estratégico, formada em Biblioteconomia, diretora da Divisão de Biblioteca e coordenadora do Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Também compôs a mesa a diretora do Núcleo de Gestão de Conhecimento de Minas Gerais, Marcia Regina dos Santos.

O primeiro a palestrar foi Mauro Araújo, que tratou do paradigma tecnológico, perspectiva da gestão do conhecimento nas organizações públicas e, ainda, da tecnologia da informação, dentre outros temas. Um dos destaques da sua palestra “Gestão do Conhecimento: desafios para o sucesso” diz respeito aos benefícios que uma boa gestão pode proporcionar. “Se você consegue aprender com as experiências anteriores, pode escolher com mais facilidade a melhor forma de solucionar problemas”, afirmou. Dentre os benefícios destacados estavam transferência de boas práticas, facilidade na busca por informação, não ocorrência de retrabalho, promoção do aprendizado coletivo e retenção do conhecimento organizacional.
Em seguida, foi a vez de a diretora do Núcleo de Apoio da Coordenação do Juizado Especial da Seção Judiciária de Minas Gerais falar sobre a necessidade de alternativas que gerem respostas rápidas e de como isso é possível como a gestão dos conhecimentos. Para tanto, Veridiane Santos destacou o desenvolvimento de diversas boas práticas no Juizado Especial, que contaram com o apoio do TRF1, da diretoria do foro, das seções e das subseções judiciárias. Dentre as práticas positivas, ela ressaltou o projeto perícia itinerante, a central de perícias socioeconômicas e o recente projeto da Central de Intimações por aplicativo de mensagens eletrônicas, que prevê uma economia anual de mais de 600 mil reais.
Por fim, Márcia Mazo do TRF1 discorreu sobre os avanços da Gestão do Conhecimento na Justiça Federal, abordando principalmente a experiência no âmbito do Tribunal e destacando as diversas medidas pensadas e trabalhadas para ajudar a disseminação e a preservação do conhecimento organizacional. Dois grandes destaques dessas medidas foram para o banco de boas práticas, disponível para acesso na intranet do trabalho, na aba da Gestão do Conhecimento, e que conta com diversas ideias que ajudaram na melhoria de processos em unidades do órgão, e para um formulário de divulgação de novas práticas, além de a frente de trabalho que busca profissionais em prestem a se aposentarem para a realização do método de storytelling, que visa a evitar que os conhecimentos dessas pessoas se percam na saída da instituição. E, ainda, deixou um recado para todas as seccionais vinculadas: “Estamos dispostos a auxiliar em tudo que estiver ao nosso alcance”, reforçou.
No final de cada palestra, os participantes puderam formular perguntas aos especialistas e tirar dúvidas quanto ao conteúdo apresentado e sobre outras questões que envolvem a preocupação, principalmente, com a necessidade da mobilização dos servidores numa gestão eficaz do conhecimento. Foi realizada também a entrega de certificado a todos os que participaram do evento.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

0 visualizações