Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/06/2017 11:35 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária do Mato Grosso celebra 50 anos de existência

A Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) iniciou as comemorações do 50º aniversário da seccional no último dia 23 de maio. Desde então, magistrados, servidores, aposentados, estagiários e prestadores de serviço da unidade tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades como ciclo de palestras, distribuição de camisetas, homenagens a servidores aposentados, entrega do Selo Estratégia em Ação, gincana e outras ações. O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), I’talo Mendes, natural de Diamantino/MT, também esteve presente à festividade.
O pronunciamento do vice-diretor do foro, juiz federal Wagner Mota Alves de Souza, marcou a abertura da celebração. O magistrado fez uma breve apresentação sobre a semana comemorativa, idealizada pela Diretoria do Foro, pela Secretaria Administrativa, pela Secretaria de Comunicação (Secos/MT) e pela comissão organizadora do evento.
Na ocasião da abertura também foi ministrada a palestra “Liderança e Planejamento”, pelo master coach João Dornelles, que é analista comportamental e de desenvolvimento de pessoas e equipes. O palestrante propôs uma reflexão sobre os diferentes estilos de liderança existentes e sobre como adequá-los a cada perfil, além de desenvolver uma análise dos diferentes níveis em que cada pessoa se encontra, objetivando, assim, possibilitar a compreensão de qual a melhor forma de direcioná-la.
Já no dia 24 de maio, dia que marca oficialmente a instalação da Justiça Federal em Mato Grosso, foi realizada a entrega de camisetas comemorativas a todos os servidores, estagiários e prestadores de serviços da SJMT. As camisetas foram patrocinadas pela cooperativa Sicredi.
Em continuidade às comemorações, a Justiça Federal de Mato Grosso ofereceu, no dia 25, um ciclo de palestras coordenado pela juíza federal substituta Débora Cardoso de Sousa Vilela. Na ocasião, o juiz federal Pedro Francisco da Silva se expressou, de forma descontraída, sobre o tema “JFMT 50 Anos: Fragmentos de memória”. Ele contou a história e a criação da Justiça Federal de Mato Grosso desde a primeira fase, antes de ser extinta pela Constituição Federal de 1937, até a instalação em 1967, com a nomeação dos primeiros juízes federais Mário Figueiredo Ferreira Mendes e Clóvis de Mello.
Logo depois, foi a vez de a magistrada Débora Cardoso Vilela discorrer sobre “As Abordagens e Pressões que Permeiam a Decisão Judicial a partir da Visão de Posner”.
Em seguida, o vice-presidente do TRF1, I’talo Mendes, falou sobre o tema “Modelo Jurídico Institucional Formulado pelas Constituições Brasileiras: Um Modelo em Crise?”.
A continuidade do ciclo de palestras no dia 26 de maio foi conduzida pelo juiz federal e diretor do foro, Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza, que, durante pronunciamento, agradeceu a todos os servidores organizadores do evento pelo trabalhado realizado e passou a palavra ao desembargador federal do TRF 3ª Região, Fausto Martin de Sanctis, que tratou sobre a “Atuação do Judiciário no Enfrentamento à Corrupção do Brasil”. Nesse dia, também compôs a mesa de palestras a juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques, integrante da Comissão do Trabalho da Mulher no Judiciário.
Ao término da palestra “Mulheres na Seção Judiciária de Mato Grosso: passado, presente e futuro da representatividade feminina na Justiça Federal”, apresentada juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves, coordenadora da Comissão do Trabalho da Mulher no Judiciário da AJUFE, foram entregues os Selos Estratégia em Ação aos vencedores de Mato Grosso. Ainda na oportunidade, foi a vez de homenagear os servidores aposentados com a entrega de “Medalhas do Mérito da Justiça Federal” pelos relevantes serviços prestados por esses colaboradores.
E as comemorações não pararam durante o fim de semana: na manhã de sábado, dia 27, integração, descontração, amizade e espírito de equipe definiram a gincana, realizada no ginásio da Universidade Federal de Mato Grosso. Os participantes dessa atividade aproveitaram o momento com muita alegria. Na ocasião, estiveram presentes também servidoras das Subseções de Rondonópolis e de Diamantino, a aposentada Palmyra Lopes e a juíza federal Vanessa Curti Perenha Gasques.
Na última segunda-feira, dia 29 de maio, foram oficialmente encerradas as comemorações com o anúncio da equipe ganhadora da gincana e com a premiação dos participantes. Ainda na celebração, foi oferecido aos presentes, pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato (Sindjufe-MT), um coquetel e promovido um sorteio de brindes pela Cooperativa Sicredi.
Informações de Luciane Figueiredo Sanches Rebello - Selep/MT
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações