Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

31/05/2017 09:11 - INSTITUCIONAL

Achei TRF1 promete informar com facilidade e rapidez o andamento de processos na Primeira Região

A Justiça Federal da Primeira Região mais uma vez se mobilizou para disponibilizar a procuradores, advogados, cidadãos e outras partes informações quanto à movimentação de processos de forma mais rápida e prática: o resultado foi o lançamento da primeira versão do aplicativo Achei TRF1, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec) da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do TRF1. Em breve, pelo aplicativo será possível realizar consultas processuais referentes às ações, em toda a Justiça Federal da Primeira Região, que tramitam em qualquer dos sistemas processuais (Processual, Juris, JEF Virtual, eJur, Execução Fiscal Virtual e PJe) além de ter acesso a documentos e notificações sobre o andamento dos processos direto na tela dos celulares e tablets.

De acordo com diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1, Marcos Barbosa, a iniciativa da SJDF é louvável e conta com total apoio do Tribunal. "Temos nas seções e subseções judiciárias muitos profissionais de TI talentosos, com ideias e práticas que podem ser disseminadas em prol de toda a Justiça Federal da Primeira Região. O desenvolvimento do Achei TRF1 pela SJDF vai ao encontro do movimento que vem sendo realizado desde a gestão passada, e mantido nesta gestão, de descentralizar a execução de atividades de TI para as seccionais, mas mantendo e fortalecendo a coordenação do TRF1 em plena harmonia e com uma governança e gestão de TI participativas", avaliou.

A versão inicial do Achei TRF1 foi oficialmente lançada durante as comemorações dos 50 anos da Seção Judiciária do Distrito Federal, no dia 23 de maio. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para download na loja virtual do Google, “Play Store” (sistema operacional Android). O aplicativo informa o andamento processual em tramitação na Seção Judiciária do Distrito Federal de modo rápido, fácil e seguro, fornecendo dados gerais do processo, nome das partes e movimentações processuais.

Segundo o diretor do Nutec/DF, Juliano Vasconcelos, o desenvolvimento do Achei TRF1 foi executado, de forma colaborativa e regional, a partir de iniciativa da Administração para facilitar a consulta de processos. “Outros tribunais, que já trabalhavam com aplicativos semelhantes, abriram espaço para que pudéssemos conhecer as ferramentas e os modelos utilizados em consultas processuais para celulares e tablets”, afirmou. “Hoje, estamos trabalhando em várias frentes para possibilitar outras funcionalidades que sirvam não só para melhorar o acesso à informação dos processos que tramitam aqui na SJDF, mas, também, em toda a Primeira Região”, ressaltou o diretor. Ele informou, ainda, que o Núcleo já está se articulando para disponibilizar o aplicativo também na loja virtual da Apple (sistema operacional IOS).

Confira as novas funcionalidades previstas para as próximas versões do Achei TRF1:
1. Possibilidade de consulta no TRF1 e nas Seções/Subseções vinculadas.
2. Consulta aos processos do sistema PJe.
3. Consulta de documentos nos casos de sistemas digitais/virtuais.
4. Pesquisa por nome da parte e nome do advogado.
5. Notificação proativa no Smartphone à medida que os processos recebam andamentos processuais.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional da 1ª Região


0 visualizações