Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/05/2017 10:42 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária do Distrito Federal comemora 50º aniversário

A Justiça Federal do Distrito Federal completou nesta terça-feira, dia 23, 50 anos de existência, e para celebrar o Jubileu de Ouro da seccional foi realizada, na manhã desse mesmo dia, a sessão solene comemorativa do 50º aniversário de instalação da Seção Judiciária do Distrito Federal. O evento foi presidido pela diretora do foro da SJDF, juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, que compôs a mesa de honra com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz.

Compuseram também a mesa solene a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal, ministra Laurita Vaz; o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Maria Fernandes Mendonça; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Raquel Branquinho, e o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Ibaneis Rocha.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, a diretora da Seccional do DF cumprimentou a todos os presentes e ressaltou que se orgulha em fazer parte da história da SJDF. “Lembro-me quando cheguei aqui em 1992, na qualidade de servidora da 8ª Vara, para trabalhar com o juiz federal Iran Velasco Nascimento, carregando no ventre o símbolo da razão pela qual lutamos por um mundo melhor, os nossos filhos”, disse a magistrada, que à época estava grávida de sete meses de seu filho mais velho.
A magistrada, à frente da Seccional do DF há quase um ano, parabenizou todo o corpo funcional que colaborou com a unidade jurisdicional ao longo do tempo. “Parabéns aos magistrados e servidores de ontem e de hoje. Todos enfrentaram os desafios do seu tempo com muita honra, e hoje com orgulho celebramos nosso jubileu de ouro. Começamos aqui um novo capítulo da nossa história”, destacou.
Em seguida, foi passada a palavra ao juiz federal Alexandre Vidigal de Oliveira, presidente da Comissão Especial para Promoção do Evento Comemorativo dos 50 Anos de Instalação da Justiça Federal no Distrito Federal. Para o magistrado, que atua há mais de 25 anos na SJDF e que foi diretor do foro no período de 2006 a 2007, falar sobre os fatos históricos da unidade é um momento único. “Este momento para mim é mais especial, pois como o primeiro brasiliense a integrar os quadros da magistratura federal sou chamado a representar a própria Justiça Federal na minha cidade de nascimento e coração”, afirmou.
O presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, em seu discurso, enalteceu o trabalho que a Justiça Federal no DF vem apresentando durante os 50 anos de funcionamento. “Este meio século de atuação é agora celebrado com a lembrança do que significa vê-lo chegado a bom êxito, apesar das asperezas do caminho”, disse o presidente. “Deixamos registrado que a história da Seção Judiciária do Distrito Federal, escrita ao longo destes últimos 50 anos pela abnegação de seus juízes e servidores, constitui para nós todos um justo motivo de orgulho que é proclamado na alegria do instante agora vivido”.
Ao prestar homenagem a magistrados e servidores que fizeram e fazem parte da história da Justiça Federal no DF, na busca da excelência da prestação jurisdicional, a diretora da SJDF, Kátia Balbino, entregou um troféu ao ministro do STJ Ilmar Galvão; um ao desembargador federal aposentado José Alves de Lima e, também, aos juízes federais Alexandre Vidigal e José Costa Filho.
Na ocasião, a ministra Lauta Vaz destacou que é uma honra participar da solenidade que reconheceu o trabalho de servidores e magistrados que já atuaram na Seccional. “É uma justa homenagem para aqueles que contribuíram para o crescimento e para a evolução da Justiça Federal. Então, estão todos de parabéns”, afirmou a ministra.
Outro fato ocorrido foi o lançamento do aplicativo para Smartphone chamado ACHEI TRF-1. A ferramenta eletrônica, desenvolvida pela SJDF por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do TRF1, permitirá ao usuário consultar o andamento dos processos judiciais que estejam em tramitação na Seção Judiciária do Distrito Federal.
Ainda durante a solenidade aconteceram os lançamentos do Selo Comemorativo aos 50 anos da SJDF pelos Correios e do livro “Galeria de Juízes - 2ª edição’’, reedição da obra produzida por ocasião dos 40 anos da SJDF. A obra literária apresenta dados e registros históricos dos magistrados da Seccional e homenageia o prestador de serviço Misael Leal, vencedor do concurso interno promovido pela Seção Judiciária para escolha da logomarca comemorativa de 50 anos.
Antes de encerrar o evento, a diretora do foro franqueou a palavra ao desembargador federal Novély Vilanova da Silva Reis, juiz federal da Seccional do DF de 1987 a 2012, que se lembrou, com emoção, da juíza federal substituta Maria do Carmo Guerrieri Saboya Reis, falecida em 1996.
Logo após o encerramento do evento, a presidente do CJF e do STJ, ministra Laurita Vaz, o presidente do Tribunal, desembargador federal Hilton Queiroz, e a diretora do foro da SJDF, juíza federal Kátia Balbino, descerraram, no hall do auditório que leva o nome da magistrada falecida Maria do Carmo Saboya Reis, a placa comemorativa dos 50 Anos da Seção Judiciária do Distrito Federal.
Entre as autoridades, estiveram presentes os ministros do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell, Humberto Martins, Sebastião Reis, Isabel Galloti e Reynaldo Soares da Fonseca; os desembargadores federais Olindo Menezes, José Amílcar Machado, Maria do Carmo Cardoso, Kassio Marques, Néviton Guedes, Marcos Augusto de Sousa, Carlos Pires Brandão e Francisco Neves da Cunha; o diretor geral do TRF1 Carlos Frederico Maia Bezerra, os desembargadores federais aposentados Eustáquio Nunes Silveira e Sebastião Fagundes de Deus; o procurador regional da União da 1ª Região, Niomar de Sousa Nogueira; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Carvalho Veloso; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho; o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra; juízes federais e servidores da SJDF.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

0 visualizações