Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/05/2017 07:40 - INSTITUCIONAL

Maior presença negra na Justiça brasileira é defendida em encontro nacional de juristas

O documento final do I Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros, realizado neste mês de maio, sintetizou as reivindicações dos participantes do evento por mais representação dos negros na Justiça brasileira. Embora o segmento represente metade da população, ele corresponde a apenas cerca de 15% dos magistrados do Brasil. A carta inclui moção pela criação de uma secretaria de igualdade racial na estrutura da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), dentre outras medidas, tais como o objetivo de efetivar políticas afirmativas no Poder Judiciário, a inclusão de avaliadores negros nas bancas de concursos para ingresso na magistratura.

Encerrado na véspera do aniversário da Proclamação da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no País em 1888, o encontro reuniu de forma inédita juízes, advogados, promotores e defensores públicos e militantes do movimento negro para denunciar a urgência de políticas públicas que promovam a representatividade de uma parcela da população até hoje sub-representada no Judiciário e no Estado brasileiro.

A ação foi organizada pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e pela Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) com apoio da AMB, da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Com informações do CNJ.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações