Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/05/2017 11:44 - INSTITUCIONAL

CGTI delibera sobre Plano de Contratações de Soluções de TI para 2017 e apresenta projeto de implantação de novo sistema de RH

Responsável por todas as definições e ações na área de TI no âmbito da 1ª Região, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (CGTI-TRF1) se reuniu, sob condução do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, na quarta-feira, dia 03, na sede Tribunal, em Brasília, para deliberação de diversos assuntos, dentre os quais os ajustes no Plano de Contratação de Soluções de TI (PCSTI-JF1) para o ano de 2017 e o Projeto de Implantação do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH) do TRF 4ª Região (TRF4) na Justiça Federal da 1ª Região.
Durante o encontro, de acordo com proposta do diretor-geral, ficou definido que a Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) deverá apresentar na próxima semana ao presidente do Tribunal proposta de ajuste do PCSTI-JF1, priorizando as ações que aquela Secretaria deverá liberar para licitação até o mês de julho, para que a Administração possa receber e faturar no ano corrente, considerando a severa restrição imposta pelas novas diretrizes orçamentárias. Ficou definido, ainda, que, para isso, as equipes de TI deverão ser mobilizadas em prol das ações escolhidas.
Em seguida, o diretor da Secin, Marcos Barbosa, apresentou o Termo de Abertura do Projeto de Implantação do SERH, que será utilizado em toda a 1ª Região para suprir a necessidade do Tribunal de aprimorar a automação da área de gestão de pessoas, substituindo o atual Sistema de Recursos Humanos da Primeira Região (SARH), que, apesar de bem completo pelo tempo de existência, apresenta plataforma tecnológica antiga. O sistema desenvolvido pelo TRF4 foi escolhido pela característica de possuir muitos dos requisitos para essa mudança e propiciar um desenvolvimento colaborativo entre órgãos da Justiça Federal, com significativa melhoria na aplicação dos esforços e consequente redução de custos.
Conforme informado pelo diretor da Secin, a ação visando à implantação do sistema no âmbito da 1ª Região já está em andamento. “Foi realizado pelo TRF1 um comparativo entre os sistemas do TRF1 e do TRF4, identificando as diferenças entre os dois sistemas e revisado pelo TRF1, e está sendo concluído um planejamento de adequação e complementação do sistema da quarta região e de sua implantação na primeira região, visando garantir as funcionalidades imprescindíveis que o Comitê de RH definiu para atender às necessidades da primeira região.”, afirmou Marcos Barbosa.
Por último, Marcos Barbosa fez uma breve explanação sobre o andamento dos Projetos Estratégicos da Secin: a expansão do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) da 1ª Região para as demais classes cíveis; a reestruturação dos CPDs da Justiça Federal da Primeira Região; a publicação da jurisprudência no Conselho da Justiça Federal; a transparência de TI e gestão de demandas de TI.
Ao final, o presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, considerou o encontro muito proveitoso. “A reunião foi muito produtiva; primeiro porque permitiu um acompanhamento desse trabalho da Tecnologia da Informação, o que vem sendo realizado, e, ao mesmo tempo, um ajuste nessas realizações, priorizando o que for efetivamente necessário e indispensável para a Primeira Região, dentro das limitações orçamentárias que estamos sofrendo diante da difícil conjuntura econômica do País”, disse o magistrado.
Além do presidente do TRF1, e do diretor da Secin, estiveram presentes à reunião os seguintes membros do CGTI: o juiz federal em auxílio à Presidência, Alexandre Buck; o diretor-geral, Carlos Frederico Bezerra; o diretor da Secretaria Judiciária (Secju), Alexandre Amaral; a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça Araújo Vieira. Participaram ainda, do encontro, o diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Janderson Casado de Vasconcelos Santos; o supervisor da Seção de Gestão de Infraestrutura Tecnológica (Segit), Leandro Franco Vilar, representando o diretor da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint), e a diretora do Núcleo de Governança de Tecnologia da Informação (Nugti), Rênia Alves Machado Carlini.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

0 visualizações