Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/03/2017 09:42 - INSTITUCIONAL

Consultores britânicos visitam o TRF1 para avaliação de melhorias no Judiciário

Consultores do Instituto Internacional de Governança e Risco (The International Governance & Risk Institute - GovRisk), do Reino Unido, e o juiz britânico Michael Hopmeier visitaram o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) na última sexta-feira, dia 24 de março. A visita está relacionada ao projeto “Melhoria da Eficiência e do Desempenho do Judiciário Brasileiro”, concebido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e selecionado em concurso internacional pelo Prosperity Fund, um fundo de cooperação do governo britânico financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.
O juiz e os especialistas do Reino Unido, Dominic Le Moignan e Jonh Stacey foram recebidos no espaço Miguel Reale pelo juiz federal em auxílio à Presidência, Alexandre Buck Medrado Sampaio, e o analista judiciário José Roberto Pimenta Ferretti da Costa, da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp), o advogado André Pagani de Souza da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) e o pesquisador do Departamento de Pesquisas Judiciárias, Marcelo Conforto. A visita teve o objetivo principal de apontar possibilidades e melhores formas de condução de processos no Poder Judiciário. Paula Raposa foi a intérprete do encontro.
Segundo o consultor Dominic Le Moignan, as vantagens de se buscar melhores práticas e projetos positivos em outros países é poder realmente definir a melhor estratégia para as cortes internacionais. Ambos os consultores reforçaram que uma mudança positiva seria aumentar o compartilhamento das boas práticas e principalmente a adoção dessas ações em outras unidades que possam se beneficiar dessas atividades.
O produto final da consultoria será apresentado em painel de recomendações de boas práticas de gestão processual que poderão ser adotadas por tribunais de todo o Brasil nas áreas cível e criminal, sistematizando iniciativas de aperfeiçoamento da gestão judiciária que vêm sendo executadas isoladamente em alguns órgãos e reuni-las, no futuro, em manuais de gestão processual disponíveis para todo o País.

1º Grau - No último dia 21 de março, terça-feira, os consultores do GovRisk estiveram em visita à Seção Judiciária da Bahia, onde se reuniram com o juiz federal substituto Rodrigo Britto Pereira Lima, da 11ª Vara, respondendo pela 17ª Vara, com os diretores de secretaria da 2ª e da 17ª Varas, Ducival Miranda e Érika Carvalho, com a diretora do Nucju, Leila Lessa, e com os oficiais de justiça Leda Tatiana Amaral e Victor Queiroz. Os britânicos consideraram a visita muito esclarecedora e demonstraram especial interesse no Sistema de Gerenciamento de Diligências (Siged), programa desenvolvido pela seccional e que otimiza as diligências de oficiais de justiça, podendo agilizar processos.

Ascom/TRF e informações da Secos/SJBA.


0 visualizações