Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/03/2017 09:37 - INSTITUCIONAL

SJMG lança cartilha sobre coleta seletiva e promove ações sustentáveis para reduzir gastos

INSTITUCIONAL: SJMG lança cartilha sobre coleta seletiva e promove ações sustentáveis para reduzir gastos

A Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), por meio da Seção de Apoio à Gestão Ambiental (Seaga) e em parceria com a Comissão de Sustentabilidade Ambiental (CPSA) do órgão, elaborou uma cartilha sobre coleta seletiva, já disponível no banner da Sustentabilidade, na página inicial da Seccional na internet (portal.trf1.jus.br/sjmg/).
A cartilha faz parte da estratégia adotada pela Justiça Federal mineira para estimular o hábito da coleta seletiva aos magistrados e servidores. E foi o treinamento “Projeto de Aprimoramento da Coleta Seletiva” que deu início ao incremento da política de incentivo à destinação sustentável de resíduos recicláveis. A capacitação foi oferecida pela CPSA em conjunto com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) aos servidores e terceirizados no ano passado.
Após o treinamento, foram devolvidas à Seção de Administração de Material (Semat) cerca de 60 latas de lixo individuais. Na ocasião, as unidades judiciárias e administrativas receberam kits de coleta seletiva. Essa devolução representou a redução da despesa com sacos de lixo e significou a diminuição no trabalho de recolhimento de resíduos.
A quantidade de material destinado à reciclagem aumentou de 593 kg, em setembro de 2016, para 2.236,5 kg, no mês de dezembro do mesmo ano.

O Plano de Logística Sustentável - Foi a partir da implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS) na Seção Judiciária de Minas Gerais que a Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seaga) passou a acompanhar, mensalmente, os gastos relativos aos seguintes indicadores: papel, suprimentos de impressão, copos descartáveis, telefonia, energia elétrica, água, gestão de resíduos, ações de qualidade de vida, vigilância e limpeza, combustíveis, reformas e capacitação em ações socioambientais.
O PLS é um instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico em que se estabelecem objetivos, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de diagnósticos e monitoramento, bem como avaliação de resultados que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade e seu impacto na gestão de custos.
“Informações retiradas do “Relatório de Acompanhamento Anual do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário”, previsto na Resolução 201/2015 do CNJ, indicam que a Seção Judiciária de Minas Gerais está no caminho certo, pautando sua gestão em critérios socioambientais”, explicou a supervisora da Seaga, Jacqueline Braga Pelluci.
Ela destacou que as ações desenvolvidas no ano de 2016 mostraram os seguintes resultados de economia em relação aos gastos de 2015: o consumo de copos descartáveis reduziu em 49%; os gastos com suprimentos de impressão demonstraram economia de 14,4%; combustíveis, 27,7%; água, 14,45%; telefonia, 33,6% e energia elétrica, 5,53%.
A supervisora ressaltou que a conscientização do corpo funcional é essencial para a consecução das metas que tornam a administração pública cada vez mais eficiente. “A gestão de custos e a racionalização de recursos materiais e naturais precisam estar sempre em foco. Fazer ‘Justiça Sustentável’ é tarefa e dever de todos”, afirmou Jacqueline.
Saiba mais sobre o PLS da JFMG no link “Institucional - Gestão Socioambiental.

Com informações da Ascom/SJMG


0 visualizações