Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/03/2017 14:38 - INSTITUCIONAL

Consultores britânicos visitam SJBA para elaboração de diagnóstico de melhorias na gestão processual

Diretores da Comissão de Espe¬cialistas em Estudo do Judiciário do Reino Unido (GovRisk) visitaram nesta terça-feira, dia 21 de março, a Seção Judiciária da Bahia, onde se reuniram com o juiz fe¬deral substituto Rodrigo Britto Pereira Lima, da 11ª Vara, respondendo pela 17ª Vara, com os diretores de secretaria da 2ª e da 17ª Varas, Ducival Miranda e Érika Carva¬lho, respectivamente, com a diretora do Núcleo Judiciário da seccional (Nucju), Leila Lessa, e com os oficiais de justiça Leda Tatiana Amaral e Victor Queiroz. A GovRisk, consultoria da Grã-Bretanha, está no Brasil para propor ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) soluções de gestão que aprimorem o andamento de processos judiciais no Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores britânico é o financiador do projeto “Me¬lhoria da eficiência e do desempenho do Judiciário Brasileiro”, gerenciado pelo De¬partamento de Pesquisas Judiciárias, um dos 12 projetos selecionados a partir de 500 projetos inscritos em concurso inter¬nacional promovido pelo governo do Reino Unido.

O foco da iniciativa, que não gera custos para a administração pública brasileira, é a gerência dos processos judiciais, tendo como prin¬cipal subsídio os diagnósticos realizados em visitas a tribunais brasileiros selecionados, a identificação de gargalos na gestão processual e as soluções para esses problemas. Tudo isso a partir de um conjunto de boas práticas implantadas tanto no Brasil quanto no Reino Unido.

No Brasil, a equipe já esteve nos TJs dos estados do Piauí, Paraná e São Paulo, nos TRFs da 1ª e da 4ª Regiões, além de no próprio CNJ.

O produto final da consultoria será apresentado em um painel de recomendações de boas práticas de gestão processual que poderão ser ado¬tadas por tribunais de todo o Brasil nas áreas cível e criminal. Dessa forma é feita a sistematização de iniciativas de aperfeiçoamento da gestão judiciária, que vêm sendo executadas isoladamente em alguns órgãos com o objetivo de reuni-las, no futuro, em manuais de gestão processual disponíveis a todo o País.

Siged/SJBA - Os membros do GovRisk considera¬ram a visita esclare¬cedora e demonstraram es¬pecial interesse pelo Sistema de Gerenciamento de Diligências (Siged). O Siged é um programa que foi de¬senvolvido pelo servidor Fá¬bio Damasceno, da Seção de Modernização Administrativa (Semad), a pedido da diretora do Nucju, e serve para otimi¬zar as diligências de oficiais de justiça, podendo, assim, agilizar também os processos.

Os consultores Dominic Le Moignan e John Stacey estiveram ainda acompanhados, durante a visita, do profes¬sor André Pagani, da Universidade Mackenzie de São Paulo, e do analista José Ferretti, da Seção de Análi¬se e Melhoria de Processos de Trabalho do TRF1. Atuou como tradutora a intérprete Paula Raposo.

Com informações da Secos SJBA.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações