Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/03/2017 10:24 - INSTITUCIONAL

Cogest analisa resultados das metas da Justiça Federal em 2016

Na última segunda-feira, dia 20 de março, o Comitê Gestor de Estratégia da Justiça Federal (Cogest) se reuniu para avaliar os resultados das metas de 2016. Esse encontro, o primeiro de 2017, aconteceu na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF, e contou com a presença dos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), dentre eles o presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, e a participação dos diretores-gerais dos tribunais e de equipes de estratégia do CJF e dos TRFs.

Ao analisar os resultados, cada presidente de TRF foi convidado a falar sobre as boas práticas adotadas para o cumprimento das metas que foram destaque em suas unidades. A 1ª Região foi a única a cumprir a Meta 1, que trata da produtividade, tendo cumprido 101,8% da meta. Nesse sentido, foram julgados 693.110 processos no primeiro grau e 123.435 processos no 2º grau, totalizando mais 800 mil processos em toda a Primeira Região. Quanto à Meta 7, relacionada às ações criminais, o TRF1 também foi destaque, cumprindo 117,2% da meta, tendo sido 16.535 processos baixados.

O presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, destacou que apenas com um planejamento estratégico estruturado é possível falar em cumprimento de metas. “Para cumprimento da Meta 1, em 2016, a 1ª Região realizou reuniões de análise da estratégia e conclamou desembargadores, juízes e servidores ao efetivo cumprimento das metas, seja por meio de circulares da Presidência, seja por meio de e-mail automático com demonstrativo mensal de resultados, seja, ainda, com a disponibilização dos resultados das metas por meio do Sistema de Informações Gerenciais da 1ª Região (e-Siest), que permite às unidades jurisdicionais a gestão efetiva do acervo”, asseverou. Ele destacou, ainda, a instituição do Selo Estratégia em Ação, que premia as unidades jurisdicionais pela excelência no cumprimento de metas e que contribui para o alto desempenho da 1ª Região.

Já com relação ao cumprimento da Meta 7, processos criminais, o presidente reforçou o papel da atuação da Coordenação Regional dos Juízos Federais Criminais da Justiça Federal da 1ª Região, das Coordenações Seccionais dos Juízos Federais Criminais (Resolução Presi 16/2016), do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário da Justiça Federal da 1ª Região (Portaria Presi 91/2016) e da Comissão Especial de Reforma do Código de Processo Penal no âmbito do TRF da 1ª Região (Portaria Cojucrim 1/2016), que contribuíram significativamente para o sucesso no alcance da meta.

O desembargador Hilton Queiroz aproveitou a ocasião para ressaltar a aquisição, já em andamento, do sistema de Business Intelligence, que elevará o nível de apresentação e de gestão das informações processuais na 1ª Região, bem como as alterações do Regimento Interno do TRF da 1ª Região que aprimorou muitos dispositivos da norma.

O secretário de estratégia e gestão do CJF, Ivan Bonifácio, registrou o crescimento da 1ª Região diante da estratégia da Justiça Federal, não apenas em ações de transparência, mas, também, em relação à governança.

Durante o encontro, a Cogest também aprovou o encaminhamento da Política de Gestão de Riscos da Justiça Federal ao Plenário do CJF e discutiu sobre a validação do glossário de metas para 2017, a avaliação dos projetos estratégicos da Justiça Federal, o nivelamento da Infraestrutura de Tecnologia da Informação e a promoção da saúde no trabalho, além de propostas de novos projetos para a Justiça Federal. Foi realizado, também, o lançamento da série de vídeos do CJF sobre as metas da Justiça Federal.

O Comitê também debateu, na oportunidade, a renovação do Acordo de Cooperação entre a Polícia Federal e a Justiça Federal referente ao acesso ao Sistema Nacional de Informações Criminais (Sinic) e à transformação de cargos para atender ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Participaram do encontro o presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, representando o Tribunal, o gestor estratégico de metas da 1ª instância, juiz federal Newton Pereira Ramos Neto; o diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra; a diretora da Secretaria de Gestão Estratégia e Inovação, Wânia Marítiça Araújo Vieira; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Marcos Barbosa Andrade, e a diretora da Divisão de Planejamento Estratégico, Maria Carolina de Souza Ribeiro.


0 visualizações