Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/03/2017 07:20 - INSTITUCIONAL

TRF1 promove evento em homenagem às mulheres no dia 08 de março

No dia 8 de março, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) comemorou o Dia Internacional da Mulher com programação especial para o público feminino do órgão, reunindo diversas atrações. Mesas de degustação, spa de mãos, maquiagem e corte de cabelo, dentre outros serviços como dicas de beleza e atrações musicais (Lounge Eva) foram alguns dos destaques do evento, que também apresentou a mostra “As Várias Faces de Eva”.

Organizada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), pela Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (Asrep) e pela Seção de Qualidade de Vida (Sevid), a ação teve como objetivo prestar homenagem às mulheres na data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher. A ONU escolheu o dia 8 março para relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres, em especial o manifesto realizado na Rússia, nesse mesmo dia, em 1917. Milhares de operárias protestaram contra as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra na manifestação que ficou conhecida como “Pão e Paz”.

O presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, presente no evento, acompanhado dos juízes federais em auxílio à Presidência Pablo Zuniga e Alexandre Buck e do diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, destacou a importância da data. “É uma felicidade ter as mulheres como companheiras de trabalho neste esforço que o País está empreendendo para se renovar, e é justamente na mulher que reside a esperança dessa renovação”, ressaltou.

As Várias Faces de Eva - Segundo o estudo “Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), no dia 6 de março, as mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana devido à dupla jornada (tarefas domésticas e trabalho remunerado). E para mostrar os muitos talentos da mulher exercidos no cotidiano, foi montada a exposição As Várias Faces de Eva, no Espaço Cultural Desembargador Federal Murat Valadares. A mostra reuniu poemas, bijuterias artesanais, pinturas e outras formas de expressão artística. “Queríamos mostrar aos nossos colegas as nossas faces como mulheres 24 horas no ar, realizado atividades em paralelo com o trabalho remunerado”, contou a servidora Nadja Caminha. Lotada na Asrep, Nadja também desenvolve o chamado Patchwork, arte originária nos Estados Unidos que significa trabalho com retalhos de tecido.

A coordenadora da Sevid, Aline Campos, também reforçou o papel da exposição As Várias Faces de Eva no evento. “Eu vejo que esse tipo de data é importante lembrar para colocar no topo as nossas servidoras”, afirmou Aline, que também participou da mostra com bijuterias confeccionadas por ela própria. “A exposição pretende apresentar não só as minhas outras faces, mas também a de outras mulheres que não puderam expor e que também são multifacetadas”, acrescentou.

Já a diretora da Secretaria do Bem-Estar Social, Ionice de Paula Ribeiro, ressaltou a importância e o reconhecimento que todas as instâncias do Tribunal deram ao papel da mulher neste dia de comemoração. “Este evento só foi possível com o esforço de várias unidades do Tribunal que deram atenção a este momento”, reforçou. Também nesse sentido, a diretora da Assessoria de Relações Públicas e Cerimoniais, Juliana Espíndola, ressaltou a união de forças das três unidades, todas com mulheres na gerência, para a realização do evento. “Nós mulheres somos fortaleza, sensíveis, temos garra, somos determinadas, mas também doces, e fazemos acontecer”, assinalou.

Ivani Morais, chefe da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), destacou também a ação de parceiros que contribuiram com a programação. "Foi realmente um trabalho colaborativo, em que as unidades do Tribunal se juntaram e buscaram o apoio de outros parceiros que estão sempre colaborando conosco em nossos eventos. Os resultados foram muito positivos, e as mulheres que trabalham no Tribunal e em toda a Primeira Região merecem todas as honras", comemorou.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações