Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/02/2017 07:30 - INSTITUCIONAL

Integrantes da InovaGov discutem novas ações para 2017

Nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, foi realizada, na sala de convivência da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília, a primeira reunião do ano da Rede de Inovação no Setor Público (InovaGov). O objetivo do encontro foi avaliar as ações da Rede e pensar novos projetos e iniciativas para 2017.

O TRF da 1ª Região, primeiro tribunal regional federal do País a aderir à InovaGov, foi representado pelo supervisor da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp), José Roberto Pimenta Ferretti da Costa. “A participação nas reuniões da Rede nos possibilita conhecer as práticas de inovação em desenvolvimento no serviço público, ou fora dele, ações essas que possam ser aplicadas à nossa realidade. Também podemos transmitir para os demais integrantes as práticas que nós realizamos e que podem ser aplicadas em outras realidades.

Outro grande objetivo aqui é conhecer as pessoas que estão trabalhando com inovação. Por exemplo: os malotes da Justiça Federal hoje não possuem um código de barras que possibilite o acompanhamento de seus trajetos, e uma das intenções de estar aqui é conhecer a equipe dos Correios e trocar ideias e experiências para melhorar esse processo. É um ambiente propício, onde temos liberdade para exercitar a capacidade de rever e criticar nossos métodos de trabalho para melhorar os resultados no TRF1 e na Primeira Região como um todo”, explicou Ferretti.

Na primeira parte do evento, representantes da Enap, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) apresentaram o andamento de projetos de inovação em desenvolvimento e sugeriram temas para debate.

Em seguida, foi realizada uma dinâmica para que os participantes indicassem os principais entraves à inovação que eles identificam hoje no setor público. A partir dos problemas apontados, foram escolhidos quatro temas a serem debatidos pelos grupos para a proposição de soluções e ações. São eles: cultura e burocracia, profissionalização dos servidores, engajamento social e o prêmio “Copycat” de melhor implementação. Além de esses tópicos, outros dois temas já trabalhados pela Rede foram mantidos: metodologia e finanças sociais. Divididos em grupos, os participantes debateram os temas escolhidos e apresentaram propostas de ações. Os desafios de 2017 identificados durante a reunião serão trabalhados pelos grupos nos próximos meses.

As reuniões da Rede para 2017 já estão previstas, e o calendário pode ser consultado na área de “Inovação” do Observatório da Estratégia (http://www.cjf.jus.br/observatorio). Nesta página também estão disponíveis outras informações sobre a InovaGov, como regulamentação e forma de adesão, além de um vídeo explicativo sobre o projeto. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aderiu à Rede em janeiro deste ano. Servidores públicos interessados em participar do InovaGov podem se cadastrar no endereço http://redeinovagov.blogspot.com.br/ ou encaminhar e-mail para inova.setorpublico@gmail.com.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações