Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/02/2017 19:10 - INSTITUCIONAL

Novos magistrados da 1ª Região realizam módulo sobre relacionamento interinstitucional do curso de formação

Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, os novos juízes federais substitutos empossados em janeiro de 2017 (Turma II) realizaram, sob a mediação do desembargador federal Ney Bello, o módulo XII, denominado ”Relacionamento Interinstitucional”, do Curso de Formação Inicial da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf).

Ao abrir o ciclo de palestras, no período da manhã, o desembargador afirmou que durante essa etapa da capacitação os novos juízes poderão vislumbrar os trabalhos de algumas instituições ligados à Justiça Federal. “Vocês poderão conhecer e discutir um pouco, tirar dúvidas e tratar dos relacionamentos institucionais com a Advocacia, com a Advocacia-Geral da União (AGU), com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal”, explicou.

A primeira palestra do dia foi proferida pelo ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho. Ao falar sobre a relação entre advogado e magistrado, Marcus Vinícius destacou que o trabalho realizado pelos dois profissionais tem que ser feito de modo harmonioso para beneficiar o jurisdicionado. “O advogado ouve o cliente, prepara a tese e leva a voz do cidadão para o Judiciário. E o juiz aplica o direito, julga a matéria. Sem um ou sem o outro não haveria, portanto, o Judiciário que preste um serviço adequado à população”, reforçou.

Em seguida, foi a vez de a advogada-geral da União (AGU), ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, realizar sua apresentação. Dentre os diversos assuntos abordados, relacionados à AGU, a ministra destacou que o órgão pode ser um parceiro da Justiça Federal. “Eu quis mostrar uma perspectiva da atuação da AGU como um colaborador para aprimoramento da prestação jurisdicional, ou seja, a Advocacia-Geral da União pode sim firmar parcerias com a Justiça Federal e desenvolver um trabalho de melhor qualidade e eficiência junto ao magistrado federal”, afirmou.

No período da tarde, os novos magistrados da 1ª Região assistiram à palestra do coordenador substituto da academia da Polícia Federal, Rodrigo Carneiro Gomes, que explicou o funcionamento da Polícia Federal, e à do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que falou sobre o funcionamento do Ministério Público Federal e os desafios. Ambas as autoridades fizeram apontamentos sobre a relação desses entes públicos com a Justiça Federal. “É uma honra estar aqui, compartilhando esse momento com juízes que estão abraçando essa carreira belíssima, que não é fácil, mas tem muitas alegrias”, afirmou Rodrigo Janot. “Eu costumo dizer que a pior coisa que pode acontecer para nós que operamos na área jurídica é o isolamento. Não se isolem. Estabeleçam sempre formas de comunicação”, alertou o procurador.

O Curso de Formação Inicial de Juízes Federais Substitutos da 1ª Região (Turma II), que é dividido em 19 módulos, teve início no dia 23 de janeiro e vai até 28 de abril, totalizando 493,4 horas/aula.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações