Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/01/2017 07:00 - INSTITUCIONAL

Comitê define metodologia de trabalho e temas prioritários em Gestão de Pessoas para a 1ª Região

Crédito: João Mário SalesINSTITUCIONAL: Comitê define metodologia de trabalho e temas prioritários em Gestão de Pessoas para a 1ª Região

Na última sexta-feira, 20 de janeiro, o Comitê Local de Gestão de Pessoas (CG-Pessoas-JF1) realizou a primeira reunião presencial, no plenário do Ed. Anexo I do Tribunal, em Brasília/DF. “O comitê tem por objetivo trabalhar determinados temas que são essenciais à gestão de pessoas, como trabalho e treinamento de servidores, capacitação, ambiente de trabalho, distribuição de servidores - todos muito relevantes para que tenhamos a gestão de pessoas funcionando da melhor maneira”, explicou o coordenador do comitê, juiz federal da Seção Judiciária do Acre (SJAC), Náiber Ponte de Almeida.

O principal objetivo do encontro foi iniciar as atividades do grupo, definir a metodologia de trabalho e os assuntos prioritários a serem debatidos. “A partir de hoje vamos estabelecer como o comitê vai atuar. A 1.ª Região é muito grande, com diversidades econômicas e geográficas, alguns problemas muito peculiares, e esse comitê vai estabelecer diretrizes que possam auxiliar a administração do tribunal a alcançar uma forma melhor de prestar a jurisdição e, ao mesmo tempo, proporcionar satisfação ao servidor, orgulho de pertencer à Justiça”, destacou Márcio Albuquerque, diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap) e membro do comitê.

Para a juíza federal da Seção Judiciária da Bahia (SJBA) Cynthia de Araújo Lima Lopes, um dos temas prioritários a serem tratados pelo grupo é a saúde do corpo funcional. “Precisamos saber lidar com pessoas para que o trabalho possa fluir e possamos prestar uma boa jurisdição. Precisamos saber por que nossos servidores estão adoecendo precocemente e o por quê das aposentadorias por invalidez precocemente, e isso tem a ver com as condições de trabalho”.

Da mesma forma pensa o juiz federal Rodrigo Parente Paiva, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF). Ele acredita que a melhoria da qualidade de vida de servidores e magistrados, dentro e fora do ambiente de trabalho, pode refletir na prestação jurisdicional. “Somos um comitê multidisciplinar formado por magistrados e servidores de diversas áreas administrativas, dispostos a aprimorar a gestão de pessoas no trabalho jurisdicional e na área administrativa e, assim, prestar um melhor serviço. Acredito que elevando a qualidade de vida do servidor e dando oportunidade para que ele possa se sentir bem no trabalho, ele também poderá se sentir melhor fora do trabalho e melhorar o desempenho de suas atividades”, afirmou o magistrado.

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP) Maria do Carmo Cezário Corrêa também integra a equipe e acredita que os principais aspectos a serem tratados pelo grupo dizem respeito à valorização do servidor mediante a capacitação, saúde ocupacional e inclusão social. “A partir do conhecimento da 1ª Região por meio de dados estatísticos e da pesquisa de qualidade de vida realizada em 2012, vamos pensar programas de incentivo ao servidor, de preparação para aposentadoria e de saúde preventiva, além de estudar o perfil do servidor e criar mecanismos de merecimento e capacitação que permitam a ele pleitear funções comissionadas e cargos em comissão pelo seu mérito”, destacou a diretora.

O Comitê - o CG-Pessoas-JF1 foi instituído por meio da Portaria Presi 392, assinada pelo presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, no dia 30 de novembro de 2016. Dentre as atribuições estão: propor e coordenar plano estratégico local de gestão de pessoas, alinhado aos objetivos institucionais e às diretrizes da Política Nacional de Gestão de Pessoas estabelecida pela Resolução CNJ 240; atuar na interlocução com a Rede de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário compartilhando iniciativas, dificuldades, aprendizados e resultados e monitorar, avaliar e divulgar o desempenho e os resultados alcançados pela gestão de pessoas.

A equipe é composta pelos seguintes juízes federais: da Seção Judiciária do Acre, Naiber Ponte de Almeida (coordenador); da Seção Judiciária da Bahia, Cynthia de Araújo Lima Lopes (membro) e da Seção Judiciária do Distrito Federal, Rodrigo Parente Paiva Bentemuller (membro).

Também fazem parte do comitê o representante dos servidores da Justiça Federal da 1ª Região na Rede Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, Márcio Albuquerque, tendo como suplente a servidora da Seção Judiciária de Minas Gerais Márcia Dias Pereira (representantes dos servidores da JF1); a servidora do TRF1 Maria do Carmo Cezário Corrêa, tendo como suplente a servidora Sheila Melissa Ávila Teixeira, do quadro de pessoal da Justiça Federal de Minas Gerais (membros); o servidor Lúcio de Souza Barros, também do quadro de pessoal da JF de Minas Gerais, tendo como suplente o servidor Luiz Quaresma de Mello Neto, do quadro da JF da Bahia (membros), e Janner Augusto Noleto Mendonça, da Seção Judiciária de Tocantins, tendo como suplente a servidora Flávia Álvares da Silva Velloso Ferreira, do TRF1 (membros).

Assessoria de Comunicação
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações