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Notícias

18/01/2017 07:10 - INSTITUCIONAL

Versão 3.0 do PAe-SEI será disponibilizada para toda a 1ª Região

A partir do dia 30 de janeiro, a versão 3.0 do Processo Administrativo Eletrônico (PAe-SEI) será disponibilizada para toda a 1ª Região (Portaria Presi 4/2017). Implantado em 2014, o PAe-SEI tem hoje 20.558 usuários internos ativos e mais de três milhões de documentos criados em toda a 1ª Região. A nova versão criou outras funcionalidades para o administrador, bem como alguns recursos de TI, com o objetivo de melhorar o desempenho do sistema.

A Administração do TRF da 1ª Região informa que a Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) está adotando providências para a disponibilização da nova versão, que deverá funcionar com lentidão por alguns dias após a atualização, devido à reindexação dos documentos.

O lançamento oficial da versão 3.0 do SEI foi realizado em novembro de 2016, em evento organizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), com a participação de vários representantes de órgãos que já utilizam a ferramenta, dentre eles, integrantes do TRF1. Também esteve presente a Gestora Nacional do SEI, Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia, servidora do TRF da 4ª Região. Após o lançamento, o TRF4 liberou a utilização do sistema para os órgão que fazem parte do acordo de cooperação técnica para utilização do sistema.

O Núcleo Regional de Apoio ao Processo Administrativo Eletrônico (Nupae/DIGES) fará tutorial para divulgação das novas funcionalidades e realizará treinamentos para o TRF1 no decorrer do 1º semestre, além da realização de videoconferências com os gestores seccionais do sistema, com o objetivo de dar ampla divulgação das mudanças implantadas na nova versão.

Confira as principais novidades do SEI, que serão disponibilizadas a partir de 30 de janeiro:

1- adicionados "Marcadores" para uso na tela de Controle de Processos, facilitando o gerenciamento pela unidade;
2 - adicionadas opções de navegação na visualização de documentos que estão em blocos de assinatura;
3 - adicionado campo para filtro do tipo de processo e documento nas telas de geração de processo e inclusão de documento;
4 - alterada tela de Pesquisa com adição de novos critérios;
5 - atualizados arquivos de configuração do mecanismo de pesquisa, tornando possível a busca no conteúdo por CPF, CNPJ, datas, etc.
6 - adicionada funcionalidade "Pesquisar no Processo", disponível nas ações do processo ao visualizar a árvore;
7 - possibilidade de atribuir e visualizar os Pontos de Controle no Controle de Processos;
8 - adicionadas colunas "Usuário" e "Data/Hora" na tela de lista de Pontos de Controle;
9 - adicionado botão "Assinar" " no editor web;
10 - nova funcionalidade para comparação de versões dos documentos elaborados com o editor web (disponível na tela de listagem das versões do documento);
11 - em processos sigilosos, quando um usuário renunciar as credenciais em um determinado processo, provocará a anulação das credencias de assinatura não utilizadas que ele tiver naquele processo e unidade (antes a credencial de assinatura permanecia até que o documento fosse assinado ou que o usuário solicitante cassasse);
12 - possibilidade de selecionar, no Controle de Processos, vários processos sigilosos para execução de operações como atualização de andamento e conclusão;
13 - adicionados botões para Concluir/Reabrir Processo quando visualizando um documento na árvore (não é mais necessário clicar no processo para realizar estas operações);
14 - possibilidade de alterar a anotação em processo clicando diretamente sobre o respectivo ícone no Controle de Processos (não é mais necessário acessar o processo);
15 - adicionada opção para geração de arquivos ZIP no acesso externo de processos;
16 - possibilidade de restringir os protocolos que o usuário externo terá acesso na liberação de acesso externo e assinatura externa;
17 - aumentado tamanho do campo "Especificação" no cadastro do processo para 100 caracteres;
18 - aumentado tamanho do campo "Nome" no cadastro de textos padrão para 50 caracteres;
19 - possibilidade de clicar com o botão direito nos processos do Controle de Processos e solicitar abertura em uma nova janela ou aba;
20 - adicionada funcionalidade "Gerar Circular", que utiliza um documento como base para geração de documentos individuais para cada destinatário. Os novos documentos podem ser adicionados em um bloco de assinatura e enviados para os emails associados com os destinatários. Esta ação estará disponível para o documento na visualização da árvore de processo se o tipo do documento estiver sinalizado para permitir destinatários;
21 - adicionadas informações de grau de sigilo, hipótese legal e base legal ao passar ou clicar o mouse no ícone de acesso restrito ou sigiloso (chave amarela e vermelha);
22 - melhorias na geração de estatísticas com diminuição do tempo de processamento;
23 - ao cadastrar documento externo, se for escolhido um tipo não permitido, é mostrado aviso com a lista de extensões permitidas;
24 - CORREÇÃO: permitia excluir documento com credencial de assinatura ativa e, caso o usuário destinatário da credencial de assinatura renunciasse, o processo ficava no Controle de Processos indefinidamente (não era possível renunciar nem concluir);
25 - CORREÇÃO: não estava permitindo renunciar credencial na unidade se houvesse documento não assinado e apenas o usuário gerador tivesse credencial além do usuário atual.

Assessoria de Comunicação
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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