Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/12/2016 07:10 - INSTITUCIONAL

Papel do juiz conciliador é tema de palestra para novos juízes

No dia 13 de dezembro, os 48 novos juízes federais substitutos, empossados no dia 4 de novembro, participaram de mais uma etapa do módulo XIV do Curso de Formação Inicial promovido pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf). O módulo, denominado “Técnicas de Conciliação”, teve a participação da desembargadora federal do TRF1 Maria do Carmo Cardoso, coordenadora do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (Sistcon), que abordou o tema “Os Núcleos Centrais de Conciliação como Juízo Universal, e não como órgãos administrativos”.

Segundo a desembargadora, “a justiça participativa, que permite uma solução consensual e juridicamente negociada, passa atualmente por uma expansão considerável e firma-se em nome do que é essencial”. A palestrante destacou que “assim com um maestro, o juiz conciliador conduz, de maneira sutil, as negociações em andamento, moderando discussões. Desta forma, ele ajudará as partes a permanecerem concentradas, de maneira construtiva, no problema que enfrentam”.

O Curso de Formação Inicial de Juízes Federais Substitutos da 1ª Região teve início no dia 7 de novembro de 2016 e vai até 24 de fevereiro de 2017. Dividido em 19 módulos, o treinamento totaliza 489,8 horas/aula.

Assessoria de Comunicação
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações