Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/11/2016 13:15 - CAMPANHA

Tribunal abre a exposição "TRF1 2020 – Novas Atitudes, Novos Resultados"

CAMPANHA: Tribunal abre a exposição "TRF1 2020 - Novas Atitudes, Novos Resultados"

Na semana de 7 a 11 de novembro, quem passar pelo Espaço Cultural do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) vai poder conhecer de perto como o Tribunal vem praticando a gestão sustentável em suas rotinas e processos de trabalho. A exposição sustentável “TRF1 2020 - Novas Atitudes, Novos Resultados” pretende mobilizar e sensibilizar o público interno, e também o externo, para as questões socioambientais e explicar, de forma criativa, as 15 metas do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal, cujo cumprimento depende da participação efetiva de todos.

Com base na Resolução CNJ 201/2015, que dispõe sobre a gestão socioambiental nos órgãos do Poder Judiciário, o TRF1 criou, em 2016, seu Plano de Logística Sustentável - instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico do órgão -, contendo quinze metas a serem cumpridas até o ano de 2020, com 62 ações.

O Plano recomenda o uso de práticas sustentáveis, tecnologia limpa e redução do desperdício. É ele que vai estabelecer e acompanhar as práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade para maior eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.
Tanto o Tribunal, como as 14 seções e subseções judiciárias vinculadas, estão trabalhando nessas práticas.

Dentre as várias ações levadas adiante pela Comissão Gestora e pelos 5 Grupos Executivos do PLS/TRF1, integrado por todas as unidades administrativas da Corte, destacam-se as campanhas de coleta de lixo eletrônico, o projeto "Vem de Bike que é legal", a campanha do agasalho, o evento Café com Conhecimento, o projeto Carona Solidária Digital, o programa TRF1 Na Medida, os treinamentos sobre noções básicas de higiene e limpeza e a palestra Gestão Consciente, Administração Eficiente.

Em relação às metas que devem ser atingidas até 2020, estão a redução do consumo de papel, copos descartáveis, tinta das impressoras, energia elétrica, do uso da telefonia fixa e móvel e do gasto com reformas. Além disso, o aumento no uso de materiais próprios para a reciclagem e uma maior participação do corpo funcional em programas de qualidade de vida, inclusão e ações solidárias também são metas a serem alcançadas.

Grupos Executivos (GE) do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRF da 1ª Região:

Conforme previsto no artigo 6º da Resolução Presi 4/2016, os GE e sua composição são os seguintes:

Grupo 1:

. Grupo Executivo de Uso Eficiente de Insumos e Materiais e de Gestão dos Resíduos e dos Deslocamentos: composto pela Dimap, Diseg, Dieng, Diami, Dicad, Nugra e Sedin;

Grupo 2:

. Grupo Executivo de Consumo Sustentável de Recursos Naturais e de Gestão de Obras: composto pela Dieng, Diseg e Divob;

Grupo 3:

. Grupo Executivo de Aquisição e Consumo Sustentável dos Recursos Tecnológicos: composto pela Secin, Dieng e Dicad;

Grupo 4:

. Grupo Executivo de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho, Comunicação e Capacitação: composto pela Ascom, Cedap, Esmaf, Diasa e Disao;

Grupo 5:

. Grupo Executivo de Compras, Aquisições e Contratações Sustentáveis: composto pela Secin, Dicom, Dimap, Diaco, Diasa, Diseg, Dieng e Nulit.


WM/IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações