Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/10/2016 07:26 - INSTITUCIONAL

Economia de água e noções básicas de higiene e limpeza são temas de treinamento no TRF1

Cerca de 120 profissionais da área da copa e limpeza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região participaram de um treinamento sobre noções básicas de higiene e limpeza, ocorrido na tarde da última terça-feira, dia 25 de outubro. A ação, promovida pela Divisão de Saúde Ocupacional (Disao) e pela Divisão de Assistência à Saúde (Diasa), foi ministrada pela diretora da Disao, Mônica Silva da Cunha, pelo técnico em segurança do trabalho João Paulo Teodoro e pela enfermeira Cristiane Neris (Diasa).

Um dos objetivos do encontro foi orientar os prestadores de serviço sobre as noções básicas de higiene e atualizar esses participantes sobre a descontaminação de ambientes e de mobiliários. Nesse sentido, foram abordados tópicos como a rotina correta de limpeza nesses locais de forma a prevenir doenças infectocontagiosas, no corpo funcional do Tribunal, que hoje acometem mais de duas mil pessoas entre estagiários, servidores e prestadores de serviço.

A enfermeira Cristiane Neris falou sobre a transmissão e a contaminação direta e indireta de muitas doenças. Segundo ela, a gripe, a hepatite tipo A, a conjuntivite e outras doenças transmitidas diretamente via oral, como a tosse, podem, de forma indireta, contaminar maçanetas e mobiliários por meio das gotículas que secam no ar e que ficam depositadas nesses ambientes.

A importância da higienização das mãos também foi debatida no treinamento, sobretudo com a equipe da copa que precisa repetir essa prática após o manuseio do lixo, por exemplo.

Segurança - Já o técnico em segurança do trabalho João Teodoro, advertiu os colaboradores a respeito do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), ressaltando as normas sobre itens obrigatórios como botas, luvas, avental, macacão e o cinto de segurança usado para trabalhar em altura. João Teodoro destacou as regras básicas de segurança, como as placas de aviso durante a limpeza de corredores e de escadas.

Os responsáveis pelo treinamento falaram ainda a respeito da importância dos cuidados no manuseio do ‘hipoclorito de sódio’, material utilizado pelos prestadores de serviço na desinfecção de ambientes.

PLS - O consumo consciente de água também foi debatido no evento. O servidor João Teodoro discorreu sobre a crise hídrica atual e falou sobre a Resolução Presi nº 4, do TRF1, que criou o Plano de Logística Sustentável do TRF1 (PLS). No documento, constam 15 metas, e uma delas, a Meta 6, trata da redução do consumo de água.

Por esse motivo, o técnico em segurança no trabalho chamou a atenção dos prestadores para a diminuição da quantidade de água usada na limpeza e a fiscalização em torneiras abertas ou com vazamentos, ressaltando a importância dessa atitude no Tribunal e nos lares de todos os servidores.


0 visualizações