Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/10/2016 07:21 - INSTITUCIONAL

Lançado em São Luís/MA livro em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim

Foi lançado na última segunda-feira, dia 24, na sede da Justiça Federal em São Luís/MA, o livro “Justiça Federal: estudos em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim”, organizado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Roberto Carvalho Veloso.

Estiveram presentes, além de os organizadores da obra, o diretor do foro da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), juiz federal Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, a ministra do STJ Isabel Gallotti e o desembargador federal Cândido Ribeiro, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz. Compareceu também ao evento o desembargador federal aposentado Alberto Vieira da Silva, responsável pelo discurso em homenagem ao desembargador Leomar Amorim.

Ao falar do homenageado, o primeiro presidente do TRF1, Alberto Vieira da Silva, descreveu o desembargador Leomar Amorim como homem íntegro, reto e humilde. “Por onde passou, Leomar deixou sua marca, seja como magistrado, seja como professor, onde ensinou seus alunos como triunfar honestamente na vida”, pontuou.

Também falaram sobre o livro e a respeito do homenageado os organizadores, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca e o juiz Roberto Carvalho Veloso. Os agradecimentos, em nome da família, foram feitos por Gustavo Amorim, um dos filhos do desembargador Leomar Amorim.

Durante a sessão, aconteceu também a outorga da Medalha Ministro Carlos Madeira à ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A entrega foi feita pelo desembargador federal Cândido Ribeiro.

A obra - O livro contém textos dos ministros do STJ Isabel Gallotti, Benedito Gonçalves, Reynaldo Soares da Fonseca e Arnaldo Esteves Lima (aposentado) e dos ministros do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e Ilmar Galvão (aposentado), além de textos de membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargadores, juízes, promotores, professores e outros profissionais da área jurídica. O livro discute, ainda, temas atuais da Justiça Federal, relevantes e socialmente importantes. E analisa, em artigos científicos, aspectos que dizem respeito aos direitos fundamentais, à relação Estado-cidadania, às políticas públicas e à concretização da Constituição de 1988.

A obra é dedicada à memória do desembargador federal Leomar Amorim, maranhense de Itapecuru Mirim, falecido em 2014. Leomar Amorim exerceu a magistratura por 27 anos no Maranhão, em São Paulo, no Piauí e em Brasília, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Além de ter atuado nos Tribunais Regionais Eleitorais do Maranhão e do Piauí, o magistrado foi ainda conselheiro do CNJ e publicou diversos artigos e obras jurídicas.

Fonte: Secos/SJMA


0 visualizações