Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/10/2016 07:20 - INSTITUCIONAL

Gestão colaborativa e consumo consciente na gestão pública são temas de palestra no CJF

O Conselho Nacional de Justiça (CJF) foi palco da palestra intitulada “Corte Orçamentário e Sustentabilidade: Crise ou Oportunidade?”, ministrada pela assessora-chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Scartezini, na última segunda-feira, dia 3 de outubro. A mesa de abertura contou com a participação do vice-presidente do CJF e do STJ, ministro Humberto Martins, e da diretora-geral do CJF, Eva Maria Ferreira Barros. A palestra pode ser acessada na íntegra pelo canal do CJF no Youtube.

No discurso de abertura aos servidores do CJF, o ministro Humberto Martins reforçou a pulsante necessidade de se pensar na responsabilidade ambiental com os recursos naturais e com a sociedade. O vice-presidente também citou a preocupação com o tema no âmbito do Poder Judiciário por meio da Resolução 201, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ). “Essa resolução determina que cada um dos órgãos da Justiça Federal implementem um Plano de Logística Sustentável (PLS) em seu planejamento estratégico, instrumento este que pretende não apenas instituir práticas de sustentabilidade, mas combater o desperdício de recursos alcançando maior eficiência nos gastos públicos”, afirmou.

Gestão colaborativa contra o desperdício - A assessora-chefe Ketlin Scartezini reforçou pontos primordiais para o bom funcionamento das práticas sustentáveis dentro de uma instituição: gestão colaborativa, consumo consciente, conhecimento do tema e comunicação. Para ela, a responsabilidade ambiental está dentro do planejamento estratégico de qualquer órgão público, mas a sua implementação ainda é insuficiente.

Medidas como coleta de óleo de cozinha para produção de sabão e biodiesel, cartão de crédito triturado para fabricação de piso e de porta-retratos, coleta seletiva com as devidas marcações de cores e descarte correto de lixo eletrônico foram alguns dos exemplos citados pela assessora para exemplificar práticas sustentáveis.

Com informações do CJF.


0 visualizações