Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/09/2016 19:33 - INSTITUCIONAL

Café com Conhecimento discute inovação no Poder Judiciário

Mais de 60 servidores participaram na tarde de sexta-feira, 23, do Painel 2 do evento “Café com Conhecimento 2016”. O tema dessa edição foi “A inovação no Poder Judiciário como diferencial em tempos de crise”. Para falar sobre o assunto, foi convidada a mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheira técnica da Steinbeis-Sibe do Brasil, Rossana Pavanelli. A especialista alertou para o fato de que, independentemente dos reflexos políticos e econômicos, sempre haverá crises dentro das instituições. “O mundo está cada vez mais imprevisível; é necessário manter-se atento para enfrentar as tempestades”. Para Rossana, a inovação é uma grande aliada nesse embate. Segundo ela, inovar no serviço público significa revisar modelos, estruturas de aprendizado, sistemas, papéis, processos e desburocratizar na medida do possível. Em suas considerações finais, explicou que só existe inovação quando uma ideia é transformada em estratégia, essa estratégia é transformada em ação, e a ação em resultados mensuráveis. “Mas, antes de tudo, é necessário o incentivo”, concluiu.

Inovação de Sistemas - O case “Businness Intelligence (BI) no TRF, agilizando a geração de informações gerenciais”, foi apresentado na sequência por Gustavo Stênio Silva, diretor da Divisão de Estatística (Diest) do TRF1, como um exemplo de inovação de sistemas no âmbito da Primeira Região. Implantado em outubro de 2014, com o nome de e-Siest, o sistema de Informações Gerenciais da 1ª Região utiliza a solução BI (leia-se biai) que permite que magistrados e servidores do 1º e 2º graus possam acompanhar o cumprimento das metas nacionais estabelecidas pelo CNJ, dentre outras funcionalidades. Com o sistema, explicou Gustavo, que pode ser acessado, pela área de trabalho dos computadores, cada gabinete e cada vara pode saber qual é a sua participação efetiva no cumprimento das metas estipuladas pelo CNJ e poderá, quando for a hipótese, tomar as providências necessárias para que a 1ª Região possa cumprir todas as metas. A solução BI, mais moderna e com foco no fornecimento de dados gerenciais, substituiu a solução Boletiex, ferramenta simples de extração de dados estatísticos. Segundo o diretor da Diest, para inovar foi imprescindível o apoio da chefia e de outras unidades. “O Tribunal já havia comprado a solução BI, e ela estava ali pronta pra ser usada de alguma forma; faltava apenas sair do papel e virar resultado. Com o incentivo recebido, ela se transformou em realidade. Foi algo contagioso”, concluiu.

Mediação - O evento foi mediado por Márcio Albuquerque, diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região. O encontro aconteceu no Espaço Pontes de Miranda do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e foi transmitido por videoconferência para todas as seccionais. Na oportunidade, houve um intervalo musical com a apresentação do cantor César de Alencar Oliveira Silva, servidor do TRF1, que entoou um repertório variado.


0 visualizações