Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/08/2016 07:13 - INSTITUCIONAL

Tem início projeto que pretende mudar o estilo de vida do corpo funcional do TRF1

Com o Salão Nobre lotado por servidores, prestadores de serviço e estagiários, foi realizada, nesta quarta-feira, dia 24, a apresentação do projeto TRF1 na Medida. O objetivo do Programa é motivar e desafiar os participantes a adquirirem um estilo de vida saudável por meio de uma reeducação alimentar e de exercícios físicos adequados com a orientação de profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia e enfermagem.

O evento foi aberto pela diretora da Secretaria do Bem-Estar Social (Secbe), Ionice de Paula Ribeiro, que destacou os benefícios para servidores e também para o Tribunal. “Essa atividade vai motivar os servidores a cuidarem melhor de si, e com isso melhorar a saúde, melhorar a qualidade de vida e, em consequência, reduzir a falta ao trabalho”, pontuou Ionice.

Desenvolvido pela Secbe, por intermédio da Divisão de Assistência à Saúde (Diasa) em parceria com a Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), a ação, que terá a duração de 100 dias, pretende atuar, junto ao corpo funcional do Tribunal, como parte da estratégia no controle e prevenção de fatores de risco, melhorando a qualidade de vida do trabalhador.

Uma das principais metas do TRF1 na Medida é a redução de 10% do peso corporal e de 20% do sedentarismo dos participantes. Segundo a supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) e uma das coordenadoras da ação, Aline Campos, será desenvolvida uma série de atividades com intuito de estimular os participantes a atingirem seus objetivos. “O Tribunal vai oferecer aulões, oficinas e palestras para ajudar o pessoal a ficar motivado não só no começo do Programa, mas também pra ir até o final com foco no objetivo para o qual o participante se inscreveu”, disse Aline.

A diretora da Diasa, Ana Alice Siqueira Carvalho, destacou que o TRF1 na Medida foi criado a partir de estudo dos dados colhidos dos exames periódicos anuais realizados pelo Tribunal, que revelaram que mais de 70% dos homens estão acima do peso e mais de 45% das mulheres encontram-se em situação semelhante.

Otimista com a ação, Ana Alice pretende que em um futuro próximo esses números melhorem. “Nós sabemos que 100 dias não mudam a vida de ninguém, mas se a gente conseguir mudar o hábito de vida de alguém, e essa pessoa que não fazia atividade física começar a fazer, temos certeza de que no próximo periódico nós veremos uma redução nos níveis de fatores de risco que temos aqui”, enfatizou a diretora da Diasa.

Mais de 200 pessoas se inscreveram no TRF1 na Medida e já realizaram a primeira medição, que será o referencial para o cálculo do percentual eliminado no decorrer do projeto.

As informações, bem como as próximas etapas do projeto, estão disponíveis no portal do Tribunal no endereço eletrônico: http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/servidor/servicos/qualidade-de-vida-no-trabalho/projetos/trf1-na-medida/

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações