Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/08/2016 07:08 - INSTITUCIONAL

Vem aí um programa que promete mexer com a sua autoestima!

Com o objetivo de incentivar e contribuir na mudança do estilo de vida de quem trabalha no Tribunal, começa em agosto o projeto TRF1 na Medida, com inscrições abertas no período de 08 a 17 de agosto.

Dados colhidos dos exames periódicos anuais do Tribunal revelam que mais de 70% dos homens estão acima do peso e mais de 45% das mulheres encontram-se em situação similar.

Criado pela Divisão de Assistência à Saúde (Diasa) e formado pelas ações conjuntas da Diasa e da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), o projeto atuará, junto ao corpo funcional do Tribunal, como parte da estratégia no controle e prevenção de fatores de risco, melhorando a qualidade de vida do trabalhador, além de, consequentemente, reduzir as despesas com tratamentos médicos provenientes do aumento de peso e dos maus hábitos.

De acordo com a supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), Aline Campos, as principais metas do projeto são a redução de 10% do peso corporal e de 20% do sedentarismo dos participantes. “Alicerçadas no que preconiza a Resolução nº 313/2014 do CJF, acerca do Plano Estratégico da Justiça Federal 2015-2020, o TRF1 na Medida também tem o objetivo de melhorar o clima organizacional, porque um servidor satisfeito consigo mesmo é capaz de mudar o ambiente laboral com seu exemplo de atitude saudável. Mais ainda, a valorização do ser humano se concentra como fator primordial dessa ação, pois um ambiente de trabalho salutar e equilibrado, além de ser princípio consagrado pela legislação, estabelece e mantém relações de trocas benéficas entre o órgão e o servidor. Pensando assim, um projeto dessa magnitude tem alcances inimagináveis”, destaca Aline.

Inscrições para o TRF1 na Medida

Para conhecer o programa TRF1 na Medida, basta acessar o link: http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/servidor/servicos/qualidade-de-vida-no-trabalho/trf1-na-medida.htm

O candidato deverá cumprir três etapas durante o período de inscrição (de 08 a 17/08/2016):


• Enviar e-mail para sevid@trf1.jus.br solicitando a inscrição e encaminhando anexo o formulário devidamente preenchido; no campo assunto (e-mail) deverá constar o nome TRF1 na Medida.

• Comparecer à Diasa - Enfermagem (Edifício D. Marta, entrada B) para aferir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

• Entregar a declaração de realização do exame periódico de 2015 e 2016 ou atestado de saúde.

Orientações

Depois de feita a inscrição, o participante deve comparecer à Divisão de Saúde (Diasa) na Enfermagem (Ed. Dona Marta, entrada B) entre os dias 08 e 17 de agosto para aferição da pressão arterial.

No mesmo período deverá, também, entregar a declaração de realização do exame periódico, que poderá ser retirada na Disao (Ed. D. Marta, entrada B, ramal 5237) para quem fez o exame nos anos de 2015 e 2016; ou o atestado de saúde, que será realizado por intermédio da Diasa (Ed. D. Marta, entrada A, ramais 5258 e 3322), com marcação antecipada, nos horários das 08h às 19h, pelo ramal 5266.

Pesagem e orientação nutricional

Todos os candidatos inscritos passarão pela pesagem e aferição de medidas corporais no dia 22 de agosto, no setor de Enfermagem (Diasa).

Ao longo do projeto, a pesagem e a orientação nutricional acontecerão às quintas-feiras no subsolo do Anexo I, Setor de Fisioterapia.

Chegou a hora de modificar antigos hábitos de saúde e de sair do sedentarismo!

O caminho para emagrecer com saúde envolve, principalmente, esforço pessoal e reeducação alimentar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), pesquisas revelam que mais de 50% da população está acima do peso. Um estudo deste ano, divulgado na revista médica “The Lancet”, afirma que a obesidade severa pode diminuir a expectativa de vida em até 10 anos. Revela, ainda, que estar acima do peso alguns quilos pode significar viver menos.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações