Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/07/2016 07:02 - INSTITUCIONAL

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação aprova modelo de governança de TI da 1ª Região

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 1ª Região (CGTI-TRF1) reuniu-se, na tarde da última sexta-feira, dia 08, para deliberar sobre três assuntos: Adequação do Plano de Contratações de TI aos Limites Orçamentários, Aprovação do Modelo de Governança de TI da Justiça Federal da 1ª Região (MGoTI-JF1) e Projetos Estratégicos.

O desembargador federal Hilton Queiroz, presidente do TRF da 1ª Região, que conduziu pela primeira vez a reunião, destacou a relevância da TI para o TRF1: "A importância é realmente manifesta. Hoje, o setor de Tecnologia da Informação é vital para o funcionamento de um Tribunal que tem o porte do Tribunal da 1ª Região", ressaltou o presidente.

O magistrado enfatizou, ainda, que dará total atenção ao segmento de TI durante os dois anos em que estiver à frente do Tribunal. "Nós temos que avançar no sentido de dar apoio à modernização deste setor. (...). O Tribunal, dentro das limitações que tem, sob a minha gestão, dará prioridade e atenção às políticas necessárias a garantir a modernização da Tecnologia da Informação aqui na Primeira Região", disse o presidente Hilton Queiroz.

Um dos pontos de maior relevância da reunião foi a aprovação da minuta de Resolução regulamentando o Modelo de Governança de TI da 1ª Região. Ficou definido que a TI no âmbito da JF1 será estruturada em forma de sistema organizacional, intitulado Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da Primeira Região (STI-JF1), com o objetivo de garantir a governança e a gestão da TI na JF1 sob todos os seus aspectos, como planejamento, conformidade, eficiência, eficácia, segurança, inovação, uniformidade e transparência.

Conforme previsto na minuta, o STI-JF1 será constituído pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF1 (Secin) e pelas unidades responsáveis pela TI na estrutura organizacional das seções e subseções judiciárias.

O diretor da Secin, Marcos Barbosa, destacou que a criação do Modelo de Governança de TI é um passo determinante para organizar o trabalho de informática na Primeira Região. "Esse modelo é importante para definir, com clareza, todos os papeis e responsabilidades que estão envolvidos na governança da TI da 1ª Região, que é muito grande. Agora vai ficar claro qual o papel do Comitê de Governança em si, qual o papel do Comitê de Gestão, que é a parte mais tática e operacional e qual o papel dos Comitês Gestores de Sistemas ou dos gestores de sistemas. Fica agora, então, a norma unificada com todos os participantes que governam a TI na Justiça Federal da 1ª Região" afirmou o diretor.

Participaram, ainda, da reunião os demais membros do CGTI: o diretor-geral do Tribunal, Carlos Frederico Bezerra; o diretor da Secretaria Judiciária (Secju), Alexandre Amaral, e, representando a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), os servidores Gustavo Stênio Silva Sousa e Renato Vasconcelos. Participaram, ainda, do encontro o diretor da Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (Coint), Luiz Alberto Lima da Costa e a servidora da Secin Rênia Alves Machado Carlini.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações