Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/07/2016 07:20 - INSTITUCIONAL

Campanha de arrecadação de lixo eletrônico do Tribunal recebe certificação de destinação

No dia 28 de junho, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) recebeu da empresa Zero Impacto o Certificado de Destinação e o Termo de Transferência de Responsabilidade (TTR), referentes à arrecadação dos resíduos eletrônicos recolhidos pela instituição entre os dias 6 e 17 de junho, em campanha realizada no órgão por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A empresa, que foi a responsável pelo recolhimento dos 254 kg de lixo eletrônico recolhidos durante o período de campanha realizada no Tribunal, atua no gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos desde 2010, disponibilizando recursos sustentáveis para atender às necessidades de indivíduos, empresas e órgãos públicos que buscam a solução ambientalmente adequada para seus resíduos.


No TTR recebido pelo Tribunal, a Zero Impacto se compromete a dar o emprego correto aos materiais recolhidos durante a campanha, reaproveitando os itens ou reciclando-os. A empresa, dessa forma, assume as responsabilidades relativas ao manuseio do material desde o carregamento do veículo, o transporte, o descarregamento nas instalações de destino e a destinação final, bem como ao transporte no caso de resíduos perigosos, que deve ser feito de acordo com o que dispõe o Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos, Decreto nº 96.044/1988, de 18 de maio de 1988, e a Resolução nº 420/2004 da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).


Realizada pelo TRF1 como uma das ações do Programa Gestão Sustentável do TRF1, a campanha consistia no descarte de lixo eletrônico que foi depositado nos ecopontos distribuídos em locais estratégicos do Tribunal. A ação visa a adotar práticas socioambientais nas atividades rotineiras da Corte, estimulando a mudança de paradigmas a partir do comprometimento individual e coletivo do corpo funcional visando à proteção ao meio ambiente.


O destino final nem sempre é o lixo! - Parte do material é recuperada e destinada à inclusão digital por meio da parceria que a instituição empresarial mantém com o Comitê de Democratização da Informática (CDI), organização social que, adequada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), auxilia jovens com a promoção de acesso ao universo da inovação tecnológica e do empreendedorismo social.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações