Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/06/2016 09:01 - HOMENAGEM

CJF promove seminário em comemoração ao Jubileu de Ouro da Justiça Federal

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) realizou, nesta terça-feira, dia 31 de maio, o seminário "Resgate da Memória da Justiça Federal - 50 anos da Lei 5010/1966", com o objetivo de resgatar e registrar aspectos históricos da Justiça Federal desde a sua organização até a criação dos Juizados Especiais Federais. A abertura do evento contou com a presença da vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministra Laurita Vaz; do ministro Og Fernandes; do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Humberto Martins, e do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Antonio César Bochenek.

O seminário foi dividido em painéis que destacaram as contribuições da Justiça Federal para a construção da sociedade brasileira e relembraram importantes momentos como o da criação dos cinco tribunais regionais federais, a interiorização da Justiça Federal e a especialização de varas em matéria agrária e de crimes contra o sistema financeiro.

Durante o evento, o diretor do CEJ informou que está em fase de produção um programa que se chamará "História Viva" e contará, por meio de vídeos e publicações, a memória da Justiça Federal. O material será composto de entrevistas de personalidades que fizeram e ainda fazem parte da construção da Justiça Federal, será transmitido pela TV Justiça e disponibilizado pela internet. A data de lançamento ainda será anunciada pelo Conselho.

Dedicado a magistrados, servidores do Poder Judiciário, membros do Ministério Público e da advocacia pública e privada, estudantes e estagiários, o Seminário foi coordenado pelo corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Og Fernandes. Entre as autoridades presentes, estavam o ministro do STJ e ex-membro do TRF da 1ª Região Reynaldo Fonseca e o desembargador federal aposentado Carlos Fernando Mathias. Servidores do TRF1 também prestigiaram o evento.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações