Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/05/2016 09:18 - CAMPANHA

“Bonde de ciclistas” do TRF1 marca retomada do Projeto "Vem de Bike que é Legal"

Integrando o movimento "Bike to Work Day" (De Bike ao Trabalho), concebido em 1956 pela organização americana League of American Bicyclists - evento anual realizado em vários cantos do mundo, no mês de maio, para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho - e marcando a retomada do projeto "Vem de Bike que é Legal", o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promoveu nesta sexta-feira, dia 13, um "bonde de ciclistas" que reuniu 28 servidores do Tribunal, iniciando a programação de eventos do projeto.

Com duração de 20 minutos de deslocamento, o bonde saiu do Estacionamento 12 do Parque da Cidade em direção ao TRF1. A ação teve o apoio, no trajeto, de organizações não governamentais especializadas como Rodas da Paz, DV na Trilha, Bike Anjo e Pedal Noturno.

Ao finalizar o percurso, o grupo foi recebido com uma roda de Capoeira, coordenada pelo mestre Sorriso, que ministra aulas de Capoeira no Espaço Bem-Estar do Tribunal. Na chegada dos ciclistas, o presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz, que prestigiou os participantes do evento, destacou que o projeto é positivo em diversos aspectos. "É muito importante para a saúde do servidor, ajuda a cidade e estimula as atividades laborais, servindo inclusive para inclusão social. Eu vejo participando do evento uma pessoa deficiente visual, e que está perfeitamente integrada com o objetivo da iniciativa".

Iniciado em maio de 2014, o projeto, da Divisão de Saúde Ocupacional (Disao), que visa estimular a mudança de hábito de todo o corpo funcional do Tribunal, tem por objetivo convencer as pessoas de que a bicicleta é alternativa de transporte viável, com reflexos positivos na saúde do ciclista, e, ainda, incentivar o uso da bike no trajeto de casa ao trabalho.

Muito satisfeito em ver o desenvolvimento do projeto "Vem de Bike que é Legal", o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, destacou que "o Tribunal está engajado, fornecendo as instalações e as condições necessárias para que o servidor faça sua parte, deixe o carro em casa e venha trabalhar de bicicleta. É mais saudável e ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes no meio ambiente".

O TRF já conta com toda uma infraestrutura destinada a atender aos servidores que queiram aderir ao projeto, como vestiários masculino e feminino, armários e chuveiros. Recentemente, também ampliou o bicicletário, localizado no subsolo do Edifício-Anexo I do TRF1. O espaço tem agora capacidade para 24 bicicletas.

Para o juiz federal convocado Cleberson José da Rocha, que participou do bonde e constantemente utiliza a bike para ir trabalhar, esse meio de transporte traz uma série de benefícios, além de promover a saúde. "Tanto vai ajudar na qualidade de vida como na saúde. Até o próprio caminho que é feito com a bicicleta permite a gente conhecer coisas que de carro não temos a oportunidade de vislumbrar, caminhos diferentes, lugares diferentes. É muito bom", disse o magistrado.

Ainda na chegada dos ciclistas ao TRF, uma roda de conversa foi realizada entres os participantes e os representantes das ONGs que auxiliaram no trajeto. Uma série de assuntos foi debatida com o foco principal no tema "de bicicleta ao trabalho".

Fernando Pimenta, integrante da ONG Pedal Noturno desde sua criação, há 11 anos, deu algumas dicas para os interessados em iniciar o ciclismo. "Se não souber andar de bicicleta, procure o grupo Bike Anjo que a equipe ensina pessoas de todas as idades a andarem de bicicleta. Depois disso, é bom desenvolver um condicionamento físico básico, pedalando no Parque da Cidade, no Eixão do Lazer, e depois procurar os grupos de ciclismo que promovem passeios para iniciantes no trânsito", explicou ele.

Durante o bate-papo, foi disponibilizado aos participantes um brunch saudável com produtos oferecidos pelos integrantes da feira de produtos orgânicos "Terça Saudável" e pelo restaurante do Tribunal, "Upback".

Para Phillip James, da Bike Anjo, ONG composta de mais de 2000 voluntários espalhados pelo Brasil que ajudam pessoas a aprenderem a pedalar e ensinam como pedalar no trânsito, ele disse que utiliza a bike como meio de transporte principal. "Eu vou a supermercado, lojas, outros lugares, levo meu filho pra escola. Então, essa é a ideia".

Com 63 anos de vida, a médica do trabalho Maria Júlia Pereira, do Rodas da Paz, destacou aos presentes na roda de conversa que sempre utilizou a bicicleta como meio de transporte. Ela lembrou que a parte ergonômica é muito importante também para quem se inicia no ciclismo. "Como sou médica do trabalho, quando vejo que tem uma pessoa pedalando com o joelho muito dobrado em cima da bicicleta, eu, de vez em quando, tomo a liberdade de orientar o ciclista, ajustando a bicicleta para que a pessoa tenha mais conforto".

A servidora aposentada Iraci Moreira também participou do bonde de ciclistas e enalteceu o trabalho desenvolvido, pelo Tribunal, e do qual ela já fez parte. "O TRF sempre esteve à frente nos programas de qualidade de vida. Eu trabalhei com a equipe de qualidade de vida; a gente sempre batalhou para implantar hábitos saudáveis, e esse era um dos programas que o pessoal batalha pra implantar", destacou Iraci.

A falta de vagas em estacionamentos nos arredores do TRF1 é um problema crônico enfrentado pelo corpo funcional do Tribunal, e para Anderson Polissene, da ONG DV na Trilha, vir de bike pode ser a solução para o problema. "A iniciativa do Tribunal incentiva seus servidores a virem de bicicleta; Então, você acaba liberando mais vagas além de aprimorar a saúde e o desempenho das funções no trabalho".

Paralelamente ao bonde de ciclistas, foi iniciada, no Espaço Cultural Desembargador Federal Murat Valadares, localizado no Edifício-Sede I do TRF, a Exposição Vem de Bike, onde estão expostos diversos modelos de bicicletas. A mostra, que vai até o dia 20, conta também coma exibição de fotografias sobre o tema.

Ainda estão previstos, como parte da programação da campanha do projeto "Vem de Bike que é Legal", uma mostra e venda de bicicletas e acessórios que terá inicio no dia 18, no túnel entre os Edifícios-Sede I e II e um aulão de Spinnig que será realizado no dia 20 às 17h. Os interessados em participar da atividade física podem fazer suas inscrições pelo ramal 5372.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações