Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/05/2016 09:14 - POSSE

Novos dirigentes da Cojef, Esmaf, Revista e Sistcon são empossados

Nesta quarta-feira, dia 11 de maio, aconteceu a solenidade de posse dos desembargadores federais Gilda Sigmaringa Seixas e João Luiz Sousa nos cargos de coordenadora regional e vice-coordenador regional, respectivamente, dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef); do desembargador federal Néviton Guedes na função de vice-diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf); do desembargador federal Antônio Souza Prudente no cargo de diretor da Revista do TRF-1ª Região e da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso na função de coordenadora do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon). O desembargador federal Cândido Ribeiro, impossibilitado de comparecer à solenidade, tomará posse no cargo de diretor da Esmaf posteriormente.

Os novos dirigentes, que exercerão os mandatos no biênio 2016-2018, foram eleitos durante sessão da Corte Especial Administrativa realizada no dia 28 de abril.

Na ocasião, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, que, com o ato de oficialização dos dirigentes, deu mais um passo no processo de composição da nova equipe de trabalho para o biênio. Na visão do presidente do TRF1, os cargos assumidos pelos desembargadores são de suma importância para a Administração do Tribunal. "A solenidade transcorre de um modo muito simples, mas muito significativa para o Tribunal, pois são funções estratégicas, e os iminentes desembargadores que foram eleitos para executarem essas funções são pessoas plenamente identificadas com o TRF1". Ao finalizar seu discurso, o presidente desejou êxito aos magistrados nas novas funções que desempenharão.

Para a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, que foi conduzida ao cargo de coordenadora dos JEFs, função que a magistrada já ocupava interinamente desde abril de 2015, os Juizados possuem uma grande responsabilidade perante os jurisdicionados. "Eu considero a coordenação dos juizados especiais uma das funções mais relevantes aqui no nosso Tribunal porque é a justiça participativa, a justiça daqueles menos favorecidos e dos que vão em busca de resultados efetivos. Então, nós temos que fazer essa justiça célere e efetiva”, disse.

A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, reeleita para mais dois anos, falou de seus projetos à frente do SistCon. “Os projetos são grandes, até porque os entes públicos estão nos procurando agora para que se chegue a algum consenso em ações que já estão em curso há muitos anos e que não se chegou a lugar nenhum até hoje. Então, nós estamos trabalhando com a Transnordestina, junto com o Dnit, com o Ibama e o ICMBio. Enfim, acho que nós estamos indo para grandes projetos".

À frente da Revista do TRF da 1ª Região, o desembargador federal Souza Prudente destacou que para ele "é uma grande satisfação poder colaborar com a Administração deste Tribunal sob a presidência do desembargador Hilton Queiroz, que é um juiz culto, muito sério, responsável e compromissado com os propósitos institucionais da Justiça Federal no Brasil". O desembargador disse ainda que, ao ser escolhido pela Corte Especial para assumir as funções de diretor da Revista, a primeira ideia que lhe ocorreu foi exatamente a de buscar um novo perfil para a publicação como veículo de comunicação das decisões de um Tribunal que tem uma dimensão quase nacional, pois exerce jurisdição em 14 unidades da federação.

Estiveram presentes ao evento o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira, os desembargadores federais Ângela Catão, Hercules Fajoses e Francisco Neves da Cunha; os juízes federais em auxílio à Presidência Pablo Zuniga Dourado e Rodrigo de Godoy Mendes; os magistrados em auxílio à Corregedoria, Marcelo Velasco Albernaz e Evaldo de Oliveira Fernandes; os juízes convocados ao TRF1 César Cintra Jathay Fonseca e Daniele Maranhão Costa; a diretora do foro da Seção Judiciária do Amapá, Lívia Cristina Marques Peres; a diretora da Subseção Judiciária de Ipatinga/MG, Dayse Starling Motta; a juíza federal Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da Seção Judiciária do Acre; o juiz federal José Henrique Guerra, da Seção Judiciária de Minas Gerais, e o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações