Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/05/2016 10:36 - CURSO

SJTO obtém 100% de participação no I Curso de Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal

O módulo teórico do I Curso de Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal no Tocantins, realizado entre os dias 2 e 6 de maio, em Palmas (TO), foi encerrado com a participação de 100% dos alunos que haviam sido selecionados na primeira fase do curso. Foram 58 alunos das cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi com formação superior em diversas áreas. A solenidade de conclusão do módulo reuniu autoridades de diversos órgãos do Poder Judiciário. A próxima fase do curso é a participação em audiências de conciliação, no módulo prático.

A coordenadora do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1a Região (SistCon), desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, falou sobre sua experiência na área de conciliação e orientou os alunos quanto ao tema. "O conciliador deve ser justo. Desejo muita responsabilidade e consciência a todos vocês", disse a magistrada durante solenidade de encerramento do módulo teórico do curso. Ainda na sexta-feira, dia 6, a coordenadora do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), juíza federal Daniele Maranhão, proferiu palestra sobre a audiência de conciliação no novo CPC, capacitação e remuneração de conciliadores, dentre outros assuntos.

"As pessoas não procuram a Justiça Federal em busca de uma sentença, elas querem a solução de seus problemas", pontuou o juiz federal substituto Cristiano Mauro ao representar a Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) na solenidade de encerramento do curso. O magistrado explicou, ainda, que "a principal missão do conciliador é ser um construtor de pontes que transponham muros e barreiras". Os alunos homenagearam as autoridades, coordenadores e instrutores do curso com a entrega de presentes.

A diretora do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc) da SJTO, Daty Manuela, disse que a partir de agora cada aluno deverá concluir o mínimo de 60 horas práticas em audiências de conciliação para finalizar o curso e iniciar a atuação como conciliador. "O estágio supervisionado vai ocorrer mediante a demanda de processos colocados em pauta no Cejuc. Os conciliadores em formação atuarão como observadores, co-conciliadores e conciliadores nas audiências, sempre acompanhados e orientados por um supervisor de estágio (conciliador experiente)".

Mesas-redondas - No último dia do I Curso de Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal no Tocantins foram realizadas duas mesas-redondas para discussão dos aspectos práticos da conciliação. Participaram: o procurador-chefe da Procuradoria da República (PR/TO), Álvaro Manzano; o procurador-chefe da Procuradoria Federal (PF/TO), Eduardo Prado; o procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN/TO), Ailton Laboissiére; o defensor público-chefe da DPU/TO, João Félix de Oliveira; o presidente da OAB/TO, Walter Ohofugi, e a advogada da OAB/TO Eliana Ribeiro. A juíza federal titular da Subseção Judiciária de Araguaína, Roseli de Queirós, também participou como ouvinte.

Fonte: Ascom/SJTO


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações