Em tempos de restrição orçamentária, a Subseção Judiciária de Janaúba, em Minas Gerais, lançou, no início de março, uma cartilha de boas práticas para economia de recursos, a qual já está sendo seguida por todo corpo funcional da subseccional mineira. O manual foi elaborado pela diretora da Subseção, juíza federal Ana Carolina Campos Aguiar, no qual pôde reunir as diversas orientações repassadas desde julho de 2015 aos servidores, estagiários e terceirizados, época em que foram adotadas pela SSJ Janaúba/MG ações de contenção orçamentária.
O documento visa disseminar, no âmbito da unidade, exemplos de conduta que podem contribuir com a particularidade do momento - de restrições financeiras ¬- sem afetar o bom funcionamento dos serviços prestados à sociedade.
Dentre as diversas diretrizes, a cartilha prevê o remanejamento de horário dos servidores do mesmo setor para um único turno. A ação evita que os aparelhos de ar condicionado, computadores, impressoras e demais equipamentos eletrônicos, além de a iluminação, permaneçam ligados ao longo de todo o dia.
Para evitar a impressão em papel, o documento orienta que a transmissão de documentos, sempre que possível, deve ocorrer por meio eletrônico, mas, caso algum documento (despachos, decisões, sentenças, atos ordinatórios e documentos administrativos) tenha que ser impresso, deverá a impressão ser executada em frente e verso do papel.
A juíza federal Ana Carolina destacou que: "são formas de alcançarmos a economia tão necessária de recursos neste momento de crise, e esta é uma boa oportunidade de adotarmos o manual como prática habitual em respeito ao meio ambiente".
Aos interessados em conhecer as boas práticas da Subseção Judiciária de Janaúba/MG, basta que solicitem a cartilha à Assessoria de Comunicação Social da Seção Judiciária de Minas Gerais pelo e-mail: ascom.mg@trf1.jus.br.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região