Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/02/2016 10:38 - INSTITUCIONAL

Tribunal trabalha estratégias de retenção do conhecimento e de disseminação de boas práticas

O grupo de trabalho para o desenvolvimento de estratégias e soluções para retenção de conhecimentos relevantes para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), instituído pela Portaria Diges 672, de 30 de novembro de 2015, está trabalhando a todo vapor. Até o momento, já foram realizadas duas reuniões e quatro visitas a órgãos públicos para concluir, até o dia 30 de março, os estudos e para apresentar, em relatório, as soluções que melhor atendam às necessidades da Justiça Federal da 1ª Região.

A coordenação do grupo está a cargo da diretora da Divisão de Biblioteca e Acervo Documental (Dibib), Marcia Mazo Santos, e tem como uma de suas principais atribuições definir estratégias e instrumentos para tornar os conhecimentos relevantes acessíveis aos usuários.

Na reunião inaugural, promovida no dia 15 de dezembro de 2015, foram apresentadas pela coordenadora aos membros que compõem a comissão as motivações que levaram à publicação da Portaria 672 e estabelecidas as necessidades para a elaboração do Relatório.

Já no dia 18 de janeiro, a coordenadora Marcia Mazo Santos, acompanhada do diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores da 1ª Região (Cedap), Márcio da Silva Albuquerque, e do gerente da Rede de Bibliotecas da Justiça Federal da 1ª Região (RBJF1), Carlos Alberto de Brito Paulino Nunes, membros do grupo de trabalho, visitaram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília/DF, para conhecerem o banco de dados de boas práticas, a ferramenta utilizada e a experiência de sucesso do órgão.

O grupo também realizou visitas no dia 28 de janeiro à Caixa Econômica Federal, no dia 29, à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e no dia 3 de fevereiro ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O objetivo foi identificar políticas e soluções adotadas por esses órgãos públicos que são passíveis de serem implantadas na Justiça Federal da 1ª Região.

Na última segunda-feira, dia 15, o grupo esteve novamente reunido quando foram criados 3 subgrupos de trabalho assim definidos: Mapeamento do Conhecimento; Retenção do Conhecimento (storytelling) e Boas Práticas. Os membros dos subgrupos terão até a próxima reunião, prevista para acontecer em meados de março, para apresentarem sugestões e metodologias relativas às respectivas áreas de trabalho ao qual foram designados. Também, na oportunidade, foi verificada pelos membros do grupo a existência, no portal do TRF1, de ferramentas de gestão do conhecimento que poderão ser úteis para a realização do trabalho, mas que necessitam de atualização.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações