Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/02/2016 09:52 - SUSTENTABILIDADE

Tribunal institui as diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 1ª Região

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) instituiu na última segunda-feira, dia 15, as diretrizes para elaboração do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 1ª Região, instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal, o qual permitirá estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que propiciem maior eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando-se a visão sistêmica da 1ª Região. A medida atende determinação prevista na Resolução 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a gestão socioambiental nos órgãos do Poder Judiciário e implanta o Plano de Logística Sustentável como instrumento vinculado ao Planejamento Estratégico, determinando que os órgãos do Poder Judiciário adotem modelos de gestão organizacional e de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

A Resolução Presi 04, assinada pelo presidente do TRF1, desembargador federal Cândido Ribeiro, que definiu as diretrizes para instituição do Plano, definiu ainda que a ação será composta pelo Plano de Logística Sustentável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (PLS-TRF1) e pelo Plano de Logística Sustentável (PLS) das seções judiciárias que integram a 1ª Região.

Conforme previsto no documento, o Tribunal e as seções judiciárias constituirão comissão gestora do PLS, que deverá ser composta por, no mínimo, cinco servidores, que serão designados pelo presidente ou pelo diretor do foro, conforme o caso, com a atribuição de elaborar, monitorar, avaliar e revisar o PLS respectivo. Obrigatoriamente, integrará essa comissão um servidor de cada um das seguintes áreas: de planejamento estratégico, de compras ou aquisições e de apoio à gestão socioambiental.

A comissão gestora do PLS-TRF1 deverá elaborar o Plano de Logística Sustentável até o dia 17 de fevereiro de 2016, e as comissões gestoras dos PLS das seccionais deverão elaborá-los até o dia 26 de fevereiro de 2016.

O documento define também que os gestores do Tribunal e das seções judiciárias são solidariamente responsáveis pelas práticas de gestão sustentável, pela racionalização na utilização de recursos naturais e bens públicos e pelo incentivo à mudança comportamental no que diz respeito à defesa do equilíbrio e da qualidade do meio ambiente como valor de cidadania.

A íntegra da Resolução, contendo todas as informações, está disponível no portal do Tribunal em "Avisos".

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações