Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/12/2015 11:24 - INSTITUCIONAL

Encontro de escolas de magistrados inicia debates sobre formação do juiz brasileiro

Teve início na última segunda-feira, dia 14, o I Encontro Nacional de Diretores de Escolas de Formação de Magistrados com o objetivo de tratar das competências profissionais do juiz do século XXI. O encontro é inédito e dele sairão diretrizes unificadas para todas as escolas de magistrados do país. Até esta quarta-feira, dia 16, o perfil do juiz brasileiro será traçado na sede da Enfam, em Brasília.

O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, ressaltou que, nos dois últimos anos, enquanto esteve à frente da Escola, preocupou-se em dar um novo perfil à instituição, voltando-a para a formação ética dos magistrados.

“A preocupação da Enfam é, sobretudo, no campo ético, na atuação do magistrado para entregar ao cidadão uma prestação jurisdicional que não seja apenas célere, mas que seja justa. Que o juiz saiba, antes de decidir, pacificar. Nós não podemos somente criar a justiça dos números, das empresas, mas a justiça da família e da sociedade”, comentou o diretor-geral da Enfam.

O ministro Noronha explicou que o encontro vai traçar um perfil de como se deve formar o juiz. “Vamos elaborar um planejamento estratégico da magistratura para os próximos anos. Estamos preocupados continuamente com o aprimoramento de nossos magistrados”, garantiu.

A abertura do encontro foi conduzida pelo ministro do Tribunal Superior Trabalho (TST) Renato de Lacerda Paiva, diretor da Escola Nacional de Formação de Magistrados do Trabalho (Enamat), local que abrigou o primeiro dia do encontro. “Este é um evento histórico. Pela primeira vez reunimos escolas de todos os ramos do Direito num trabalho conjunto e homogêneo”, comemorou o ministro do TST.
Participaram, também, o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) José Coelho Ferreira, coordenador-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), e mais 79 representantes de escolas de formação de magistrados de todo o Brasil, dentre eles o diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira.

Com informações da Enfam.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações